kucoin logo bitcoin dolares
Shutterstock

A exchange de criptomoedas kucoin tem refutado publicações que afirmam que ela perdeu 77% dos bitcoins sob sua custódia após exigir a aplicação do KYC dos usuários, solicitando, inclusive, que os autores excluam seus posts. A empresa afirma que detém em carteira 10.306 BTC, ou 106% do estoque de Bitcoin considerando o saldo dos usuários.

Isso porque desde a terça-feira (6) vem circulando a notícia Kucoin perdeu mais de 14.000 BTC de suas reservas após impor KYC obrigatório, com alguns sites dando crédito à casa de análise onchain CryptoQuant.

Publicidade

Uma publicação de blog — ainda ativa durante a produção dessa matéria — feita no início da semana pelo usuário verificado pela CryptoQuant, afirmou que entre 5 e 28 de junho de 2023, após rumores e anúncio oficial de KYC, a Kucoin viu suas reservas de Bitcoin caírem 77,6%, de 18.300 para 4.100 BTC. De acordo com o analista, a saída acelerada destaca como medidas de compliance ainda geram forte reação dos usuários preocupados com privacidade.

Um pedido de exclusão de uma publicação — também ainda ativa — aconteceu com a do usuário @LordOfAlts.

“As informações compartilhadas são factualmente incorretas e deturpam as reservas de BTC da Kucoin. Pedimos que você exclua ou corrija a postagem para evitar mais informações incorretas. Para dados precisos e auditados por terceiros (em 30 de abril), consulte https://www.kucoin.com/hi/proof-of-reserves”, escreveu a exchange.

Em meio às discussões, um post da própria CryptoQuant sobre os bitcoins foi excluído da rede social X.

O usuário @ValTheRaider defendeu a Kucoin: “De acordo com a Kucoin, seu Bitcoin está seguro e protegido. A CryptoQuant só precisa de uma nova calculadora”.

Portanto, como informou a exchange na terça-feira (6), os dados corretos estão em sua publicação de 30 de abril de 2025 no relatório de Prova de Reservas, feito, segundo a empresa, por terceiros.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!
VOCÊ PODE GOSTAR
Ratoeira com moeda de bitcoin

Como uma transação de Bitcoin ajudou o FBI a prender um hacker poderoso

Por meio de endereço público do Bitcoin, o FBI foi rastreando o hacker até chegar a uma conta na Coinbase e obter seu nome real e endereço
bitcoin, mineração, brasil

Tether vai minerar Bitcoin no Brasil em parceria com a Adecoagro

Empresas oficializaram acordo para minerar Bitcoin em solo brasileiro com energia excedente
Hacker de bitcoin e criptomoedas mexendo no notebook

Polícia prende suspeito de hackear contas reservas mantidas no Banco Central

Segundo as investigações, o próprio funcionário da C&M Software deu acesso aos criminosos a sua máquina de trabalho
moeda de bitcoin com fundo azul

Nakamoto Holdings arrecada US$ 51,5 milhões para comprar Bitcoin

A empresa de dados de saúde, KindlyMD, parceira de fusão com a Nakamoto Holdings, fechou a arrecadação com investidores privados na sexta-feira