Banner de anúncio da blockchain L2 Ink da Kraken
(Divulgação)

A Kraken, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, anunciou na quarta-feira (18) o lançamento adiantado da Ink, sua blockchain de segunda camada construída na Superchain da Optimism, que estava prevista para ir ao ar nos primeiros meses de 2025.

“Ink agora está ativa na rede principal, embarcando em sua missão de preencher a lacuna entre os usuários e os construtores que projetam o futuro do DeFi criando um ecossistema conectado e contínuo”, escreveu a Kraken em um comunicado.

Publicidade

Segundo a empresa, a Ink foi lançada antes do previsto após um período bem-sucedido de desenvolvimento de testes e que conseguiu reunir rapidamente a comunidade de desenvolvedores em torno do projeto, poucas semanas após o anúncio em outubro.

“O Discord do desenvolvedor da Ink ultrapassou 100.000 membros, a atividade da testnet rapidamente aumentou para milhões de transações, de centenas de milhares de carteiras conectadas, e mais de uma dúzia de parceiros de infraestrutura se integraram a Ink”, ressaltou a Kraken.

De acordo com a corretora, a rede Ink tem como foco eliminar os pontos de atrito nas mudanças entre mundos centralizados e descentralizados, permitindo que os usuários se envolvam com aplicativos, protocolos e comunidades DeFi em um “único ecossistema integrado”.

Segundo o The Block, a Kraken supostamente recebeu uma doação de 25 milhões de tokens OP da Optimism Foundation para usar o OP Stack — um código aberto para construção de blockchains.

Publicidade

De acordo com o CoinDesk, a Optimism reconheceu que distribuir subsídios de desenvolvedores para participantes construindo no stack é parte de sua estratégia, o que por sua vez contribui de volta para o ecossistema mais amplo da Superchain.

Empresas como Uniswap, World Network e Sony Blockchain Labs, que estão usando o OP Stack da Optmism, não disseram quantos tokens OP esperam receber como parte de seus acordos.

Em resumo, a Kraken se tornou a mais recente exchange a lançar uma rede de segunda camada. A Base, da Coinbase, por exemplo, tem sido uma geradora de receita consistente desde o lançamento no início deste ano. 

Segundo a empresa, a Ink oferecerá ferramentas de gerenciamento de riqueza on-chain para traders experientes de ativos digitais e clientes curiosos sobre criptomoedas.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Washington, DC., USA

Manhã Cripto: Câmara dos EUA encaminha leis cripto para votação final após 10h de impasse

Uma votação processual de quase 10 horas — a mais longa da história da Câmara dos EUA — teve parlamentares mudando de posição sobre projetos de lei importantes para o setor cripto
ilustração de moeda da pump.fun

Pump.fun arrecada R$ 2,8 bilhões com ICO do token PUMP

A Pump.fun, plataforma de lançamento de memecoins baseada na blockchain Solana, arrecadou…
moedas de bitcoin e bandeira dos EUA no fundo

Agência dos EUA revela ter só 28 mil Bitcoin e levanta dúvidas sobre reserva do país

Estimativa geral era de que governo dos EUA teria 200 mil unidades de Bitcoin, mas o US Marshals Service revelou números muito menores
Imagem da matéria: Entenda os 3 projetos de lei que podem revolucionar o setor de criptomoedas nos EUA

Entenda os 3 projetos de lei que podem revolucionar o setor de criptomoedas nos EUA

Congresso dos EUA avalia 3 projetos de lei, um para criptomoedas, outro para stablecoins e o último para evitar a criação de uma CBDC