Imagem da matéria: Kraken é investigada por contornar sanção dos EUA e permitir uso da corretora por iranianos
(Foto: Shutterstock)

O Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros (ou OFAC, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro Americano está investigando a corretora de criptomoedas Kraken por ter supostamente violado sanções econômicas contra o Irã, segundo uma reportagem do New York Times desta terça-feira (26).

Cinco pessoas “afiliadas à empresa ou com conhecimento sobre a investigação” contaram ao New York Times que a Kraken é suspeita de permitir que clientes no Irã e em outros países sancionados usassem sua corretora apesar de a empresa ser proibida de fazê-lo. As fontes preferiram permanecer anônimas com medo de sofrerem represálias, de acordo com a reportagem.

Publicidade

Os Estados Unidos mantém as sanções econômicas contra o Irã desde 1979, ou seja, nenhuma empresa com sede nos EUA pode comprar ou vender bens e serviços para ninguém do país asiático.

Após um acordo envolvendo o programa nuclear iraniano os EUA suspenderam algumas das sanções contra o país em 2015. Porém, em 2018, o então presidente americano Donald Trump desfez o acordo e as sanções voltaram.

O diretor-jurídico da Kraken, Marco Santori, contou ao Decrypt via e-mail que “a Kraken não comenta sobre discussões específicas” com reguladores.

“A Kraken possui medidas robustas de compliance implementadas e continua a aumentar sua equipe de compliance para combinar com seu crescimento comercial. A Kraken monitora de perto o compliance com legislações relacionadas a sanções e, de modo geral, informa até mesmo possíveis problemas a reguladores”, disse Santori.

Publicidade

Em setembro de 2021, a Comissão sobre a Negociação de Futuros de Commodities (ou CFTC) multou a Kraken em US$ 1,25 milhão por listar “a negociação ilegal de ativos digitais fora da corretora e falhar em registrá-los conforme necessário”.

No meio desses episódios, a empresa está fazendo um acerto de contas com um choque de cultura interno. Em junho, o CEO da Kraken, Jesse Powell, enfatizou as iniciativas de garantir que sua corretora continuasse sendo uma “empresa em prol da liberdade” e alegou que funcionários “incomodados” devem se retirar.

Enquanto a Kraken está sob investigação por supostamente violar sanções americanas, o OpenSea frustrou alguns usuários este ano quando fez questão de aplicar sanções americanas contra o Irã. Em março, o mercado de tokens não fungíveis (ou NFTs) com sede em Nova York baniu inúmeros traders iranianos que ou moravam ou afirmavam ter morado no país.

Binance é investigada por furo de embargo

Em julho a agência de notícias Reuters publicou reportagem relatando que a corretora de criptomoedas Binance continuou permitindo que transações na plataforma fossem feitas por pessoas no Irã mesmo após o país asiático ter sido incluído na lista de sanções comerciais dos Estados Unidos em 2018.

Publicidade

Binance anunciou em novembro de 2018 que iria parar de atender clientes no Irã e pediu que os usuários do país liquidassem suas posições na plataforma.

Mas a agência de notícias entrevistou sete traders que disseram usar a corretora normalmente até setembro de 2021 — um mês antes de a empresa anunciou regras mais duras para prevenção de lavagem de dinheiro.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Arthur Hayes está pessimista em relação ao halving do Bitcoin — aqui está o motivo

Arthur Hayes está pessimista em relação ao halving do Bitcoin — aqui está o motivo

O ex-CEO da BitMEX espera que o halving do Bitcoin “adicione gasolina a uma grande queima de criptoativos”
Imagem da matéria: Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em "Evangelistas da Blockchain"

Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em “Evangelistas da Blockchain”

Plataforma descentralizada recompensa fãs do Avenged Sevenfold e gera recompensas por participarem de atividades ligadas à banda
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Proprietários de criptomoedas são uma força na eleição dos EUA de 2024, diz estudo

Quase um em cada cinco eleitores possui criptomoedas, o que os torna um eleitorado potencialmente poderoso em novembro, segundo a Galaxy Digital
moedas de Bitcoin sobre notas de ienes

Anúncio de investimento em Bitcoin faz ações de empresa asiática disparar 90%

Seguindo o manual da MicroStrategy, a empresa japonesa Metaplanet está atraindo forte interesse dos investidores