Celular com o logo da corretora de criptomoedas Kraken na tela
Shutterstock

A exchange norte-americana de criptomoedas Kraken demitiu funcionários, tornando-se a terceira grande empresa do setor a fazer isso nesta semana apesar do aumento do Bitcoin, que quase atingiu o maior preço de todos os tempos na terça-feira (29).

Sediada em São Francisco, a empresa também informou que Arjun Sethi ingressou como coCEO ao lado de David Ripley. Sethi também é cofundador e presidente da Tribe Capital, e anteriormente fez parte da equipe executiva do pioneiro da web Yahoo. Juntamente com a nomeação, a Kraken enquadrou as demissões como um pivô para a empresa cripto.

Publicidade

“Para continuar a trilhar nosso caminho e colocar a Kraken na disputa para se tornar a maior plataforma cripto do mundo, precisamos ser mais enxutos e mais rápidos”, disse a empresa em um comunicado na quarta-feira (30).

A Kraken não forneceu mais detalhes sobre a quantidade de funcionários cortados e recusou-se a fazer mais comentários ao Decrypt, além de apontar para sua declaração publicada. O repórter de tecnologia do The New York Times, Mike Issac, disse no X que a Kraken havia cortado 15% de sua equipe, citando duas pessoas da empresa.

Demissões de empresas cripto esta semana

A gigante do software Ethereum, Consensys, anunciou na terça-feira que havia demitido 20% de sua força de trabalho global, ou cerca de 163 funcionários. Mais tarde naquele dia, o CEO da exchange descentralizada dYdX, Antonio Juliano, disse que a empresa havia cortado 35% de sua equipe, mas não especificou quantas pessoas foram afetadas pela mudança.

Com o aumento do preço do Bitcoin e as vibrações de alta em todo o setor, o que está motivando o corte de custos? Quando os preços dos ativos digitais estão em alta, as empresas do setor tendem a ter mais funcionários devido aos lucros maiores, sendo que as demissões são mais prováveis durante os mercados em baixa prolongada.

Publicidade

O fundador da Consensys, Joseph Lubin, disse em um comunicado na terça-feira que parte do motivo das demissões foi a “incerteza regulatória contínua” e os “muitos milhões de dólares” gastos como resultado de processos judiciais. A empresa enfrentou várias batalhas legais com o maior órgão regulador de Wall Street, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

A Kraken é outra empresa de criptoativos que enfrentou o órgão fiscalizador: no ano passado, a empresa concordou em pagar à SEC uma multa de US$ 30 milhões e suspender seu serviço de staking cripto para clientes dos EUA, após uma ação judicial do órgão regulador.

Apesar dos cortes, a empresa está se expandindo com novos produtos. Na semana passada, a Kraken anunciou uma nova rede de segunda camada baseada no Ethereum, batizada de Ink.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Bandeira do Arizona com moeda de Bitcoin

Senado do Arizona aprova projeto de lei para criar reserva de Bitcoin

O projeto busca estabelecer um fundo gerido pelo estado para ativos digitais utilizando criptomoedas apreendidas por meio de confisco criminal
Imagem da matéria: Estrelas do futebol argentino são investigadas por fraude com criptomoedas

Estrelas do futebol argentino são investigadas por fraude com criptomoedas

Justiça de Barcelona investiga empresa de criptoativos acusada de aplicar golpe com NFTs promovidos por estrelas do futebol
Imagem da matéria: Novo computador da IBM  aproxima ameaça quântica ao Bitcoin

Novo computador da IBM aproxima ameaça quântica ao Bitcoin

Sistema Starling da IBM pode encurtar o prazo para que computadores quânticos desafiem as bases criptográficas do Bitcoin
Imagem da matéria: Deputados da bancada cripto tentam derrubar alíquota do governo para o setor

Deputados da bancada cripto tentam derrubar alíquota do governo para o setor

Setor cripto passou de ter isenção para movimentações de até R$ 35 mil no mês para alíquota de 17,5% para todo lucro auferido no mercado