O JPMorgan está trabalhando para permitir que seus clientes institucionais usem Bitcoin e Ethereum como garantia para empréstimos, marcando uma das integrações mais diretas de criptoativos nos sistemas de crédito de Wall Street até o momento.
O programa, com lançamento previsto para o final de 2025, contará com um custodiante terceirizado para manter os tokens prometidos, de acordo com uma reportagem da Bloomberg horas antes da abertura do pregão desta sexta-feira (24). As ações do JPMorgan subiram 0,18% no pré-mercado, a US$ 294,93.
De acordo com a estrutura relatada, os clientes poderiam depositar criptomoedas mantidas por um custodiante aprovado contra linhas de crédito ou empréstimos estruturados, permitindo que os bancos gerenciem a exposição sem assumir a custódia direta dos ativos digitais.
Leia também: JPMorgan diz quanto o Bitcoin vai valer no fim do ano
Isso se baseia na decisão anterior do JPMorgan, em junho, de aceitar fundos negociados em bolsa (ETFs) de criptomoedas como garantia, estendendo essa política de derivativos e cotas de fundos aos próprios ativos subjacentes.
O JPMorgan não respondeu se o programa já está ativo ou ainda em desenvolvimento e como o banco planeja gerenciar a custódia, a avaliação e o risco das criptomoedas usadas como garantia de empréstimos.
Pelas regras
Uma vez ativo, o programa poderá posicionar o Bitcoin e o Ethereum no mesmo ecossistema de garantias que instrumentos de investimento tradicionais, como títulos do Tesouro, ouro ou ações, embora com maior volatilidade e risco.
Mas a decisão do JPMorgan pode ser “mais uma questão de inevitabilidade”, visto que não era tão receptivo às criptomoedas antes, disse Samuel Patt, cofundador do metaprotocolo Bitcoin OP_NET, ao Decrypt.
Patt observou uma “tensão fundamental” em ação, na qual o Bitcoin, por exemplo, foi criado “para remover o risco de contraparte, e não para ser rehipotecado dentro do mesmo sistema que deveria perturbar”.
“Quanto mais as instituições financeiras integrarem o Bitcoin, mais elas terão que aprender a jogar de acordo com suas regras, e não o contrário”, disse Patt.
Quando os bancos passam a aceitar criptomoedas, eles introduzem “ativos com marcação a mercado 24 horas por dia, 7 dias por semana, em um sistema que ainda opera com base em padrões de liquidação tradicionais”, disse ele. “Isso desafia a gestão da exposição de crédito; não se pode tratar o BTC da mesma forma que se trata títulos do tesouro ou títulos corporativos.”
“A mesa de risco agora precisa modelar a volatilidade intradiária, a liquidez da bolsa e a solvência custodial em tempo real. Os comitês de crédito precisarão de novas estruturas para garantias cripto: margens dinâmicas, feeds de oráculos off-chain e seguro de risco custodial tornam-se requisitos essenciais, não considerações posteriores”, explicou Patt.
Bancos integrando ativos digitais
A iniciativa do JPMorgan parece seguir um alinhamento mais amplo entre os bancos americanos, que integram ativos digitais em empréstimos e gestão de ativos em meio a esforços para recalibrar as diretrizes federais sobre o envolvimento com criptomoedas.
Antes da Lei GENIUS entrar em vigor em julho, os principais bancos americanos já estavam consolidando planos para desafiar o mercado de stablecoins.
Em julho, o BNY Mellon firmou parceria com o Goldman Sachs para lançar um produto tokenizado de mercado monetário para clientes institucionais, ampliando seus recursos de custódia e liquidação de ativos digitais, que já existiam desde 2021.
No mês passado, o Morgan Stanley se comprometeu a permitir que clientes de varejo negociem Bitcoin, Ethereum e Solana em sua plataforma ETrade até o segundo trimestre do próximo ano. No início deste mês, o banco confirmou que está flexibilizando as restrições a investimentos em criptomoedas, expandindo o acesso a fundos de criptomoedas para todos os segmentos de clientes e tipos de contas, incluindo contas de aposentadoria.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!
