Jogadores do Catizen ficam irritados com mudanças surpresa no airdrop do jogo

A Pluto Studio está enfrentando reações negativas depois de alterar os critérios de airdrop do Catizen, com uma alocação inicial menor do que a anunciada anteriormente
Imagem da matéria: Jogadores do Catizen ficam irritados com mudanças surpresa no airdrop do jogo

(Imagem: Catizen)

O caminho do Catizen para o lançamento de seu token em 20 de setembro tem sido difícil, com os jogadores reclamando de um atraso anterior e de outras ações. Mas agora alguns jogadores estão revoltados novamente depois que as alocações de airdrop foram reveladas, com a desenvolvedora Pluto Studio admitindo mudanças de critérios que não foram divulgadas com antecedência.

A Pluto revelou aos jogadores no sábado (14) quantos tokens eles receberão quando o token CATI do jogo Telegram for lançado na The Open Network (TON). O token ainda não está disponível e os jogadores não sabem quanto cada token valerá quando chegar ao mercado em 20 de setembro.

Publicidade

No entanto, muitos jogadores expressaram seu desapontamento no X pelo fato de sua participação nas recompensas ter sido menor do que o esperado. A CATI terá um suprimento total de 1 bilhão de tokens, com 305 milhões de tokens circulando no lançamento — e alguns jogadores que dizem que estavam se esforçando muito no jogo de quebra-cabeça do Telegram pensaram que receberiam uma parte maior do bolo.

“Classifiquei 6.054 de 36 milhões de jogadores, mas recebi apenas 39 CATI” afirmou um jogador no X. “Como alguém pode chamar isso de distribuição justa? Precisamos de transparência sobre a alocação de tokens.”

Outros jogadores também reclamaram de alocações de CATI de um ou dois dígitos em posts virais, apesar de afirmarem ter jogado grandes quantidades do jogo. Rapidamente, a hashtag “#catizenscam” começou a se tornar uma tendência no X.

Mas as reclamações não se concentram apenas no número de tokens alocados aos jogadores. Elas também surgiram após mudanças no modelo de distribuição de tokens e nos critérios de alocação que não foram comunicados anteriormente.

Publicidade

A Pluto Studio havia anunciado anteriormente que 43% do suprimento de tokens seria dado à comunidade, mas o anúncio de sexta-feira (13) de que apenas cerca de 30% do suprimento estaria circulando no lançamento levantou muitas dúvidas entre os jogadores.

No fim de semana, os desenvolvedores esclareceram que 43% do suprimento será alocado para o “airdrop e o ecossistema”, mas que o total inclui os 90 milhões de tokens (9% do suprimento total) que estão sendo oferecidos aos clientes da Binance que fazem stake de moedas por meio de uma campanha de recompensas da Launchpool. Essa promoção acabou de ser anunciada na sexta-feira.

Apenas 15% do suprimento total (ou 150 milhões de tokens) serão usados para o lançamento inicial aos jogadores, e mais serão concedidos como recompensas do tipo “jogar para ganhar” em temporadas trimestrais no jogo.

Há uma outra mudança que está sendo desprezada por alguns jogadores. Anteriormente, a equipe do Catizen disse que a taxa de ganho de vKitty dos jogadores no jogo — que é aumentada ao jogar o jogo de quebra-cabeça de combinação de gatos — seria o principal determinante nas alocações de airdrop.

Publicidade

No entanto, no domingo (15), depois que as alocações de airdrop foram reveladas aos jogadores, a Pluto disse que, na verdade, havia mudado o design do airdrop depois de descobrir que alguns jogadores haviam usado meios para aumentar artificialmente seus ganhos.

“Durante a revisão de dados para esse airdrop do CATI, descobrimos que várias contas de bots exploraram essa regra pública usando scripts para aumentar a velocidade de lucro do vKitty, tentando ganhar uma quantidade desproporcional de tokens do CATI”, escreveu. “Nessa situação, seguir o critério original de airdrop prejudicaria significativamente os benefícios dos jogadores genuínos e dos apoiadores da comunidade!”

Dessa forma, os critérios de airdrop foram alterados para minimizar a velocidade de lucro do vKitty e, em vez disso, concentrar-se em “fatores que refletem com mais precisão as atividades genuínas dos jogadores, como interações na rede, conclusão de tarefas e compra e consumo de fish coins”.

Como alguns desses critérios se baseiam em gastar dinheiro no jogo — e a Pluto recentemente se vangloriou de ganhar cerca de US$ 27 milhões com o pagamento de jogadores — os usuários insatisfeitos com suas alocações de airdrop reclamaram que a equipe do Catizen havia feito uma armadilha às custas daqueles que haviam investido tempo em vez de dinheiro.

O Decrypt entrou em contato com a Pluto Studio para comentar as reclamações e as alterações, inclusive por que não baniu os jogadores que trapacearam em vez de alterar os critérios para todos os usuários, mas ainda não recebeu uma resposta.

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.