Jeitto e MB lançam operação de tokenização de recebíveis com retorno de até 19% ao ano

A operação, cujas séries totalizarão R$ 37 milhões, proporcionará aos investidores uma rentabilidade de até 19% ao ano
Imagem da matéria: Jeitto e MB lançam operação de tokenização de recebíveis com retorno de até 19% ao ano

(Foto: Divulgação/Mercado Bitcoin)

O Jeitto, aplicativo de crédito e consumo voltado especialmente aos brasileiros das classes C e D, anuncia sua entrada no mercado de capitais de ativos digitais com a emissão de tokens, que tem origem em cédulas de crédito bancário decorrentes de empréstimos pessoais concedidos aos seus clientes.

Formatados como uma debênture financeira, os tokens foram estruturados pelo MB | Mercado Bitcoin, maior plataforma de ativos digitais da América Latina, que utilizou a tecnologia blockchain para distribuir o produto aos seus investidores. A operação, cujas séries totalizarão R$ 37 milhões, proporcionará aos investidores uma rentabilidade de até 19% ao ano.

Esta operação representa um passo crucial na democratização do acesso ao crédito e do mercado de capitais no Brasil.

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“Utilizando tecnologia blockchain, o novo produto transforma recebíveis de crédito pessoal em ativos digitais negociáveis, democratizando o acesso a oportunidades antes restritas a bancos e investidores institucionais. Com um investimento mínimo de apenas R$ 100, o token amplia a inclusão financeira, oferecendo uma alternativa de diversificação com transparência e segurança”, diz Alexandre Reda, head de Mercado de Capitais e Renda Fixa Digital do MB.

Essa operação tem como objetivo financiar o “Crédito Digital Mensal”, um produto exclusivo do Jeitto e único no mercado brasileiro, que oferece aos seus clientes – com bom histórico de pagamento – um limite de crédito rotativo de baixo valor (de R$ 50 a R$ 500), que é renovado mensalmente.

A debênture, lastro do CR tokenizado do Jeitto, foi emitida em parceria com a Creditsec, uma securitizadora de referência com alta integração tecnológica e tem prazo de 2 anos, com remuneração pós-fixada, atrelada ao CDI.

“Estamos diversificando o funding para garantir ainda mais sustentabilidade e consistência do negócio. Essa operação permite ao investidor pessoa física acessar uma carteira de crédito diversificada, com o financiamento sendo 100% lastreado pelos recebíveis”, salienta Gabriel Nóbrega, Diretor de Desenvolvimento Corporativo da fintech.

Todo o processo de estruturação levou 18 dias para ser concluído, um prazo muito curto, reforçando a solidez e maturidade do Jeitto e o potencial do MB para revolucionar o acesso a funding.

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Essa estratégia corrobora a trajetória de crescimento do Jeitto, que encerrou 2024 com resultados expressivos: a receita bruta da empresa registrou alta de 82,3% em relação ao ano de 2023, enquanto sua carteira de crédito cresceu 75,5%. No mesmo período, o número de downloads do app aumentou em 263% e apresentou uma forte expansão em número de clientes totais, saltando de 6,1 milhões em 2023 para 10 milhões em dezembro de 2024.

Estes resultados consolidam a jornada ascendente do Jeitto, que apresentou um faturamento recorde de R$800 milhões em 2024, quase o dobro do registrado em 2023. A companhia também celebrou outro marco importante recentemente: atingiu o breakeven, confirmando sua sustentabilidade financeira e abrindo caminho para uma nova fase de expansão. 

Após a recente aquisição da Pilla, que marcou a entrada do Jeitto no mercado de crédito consignado, a empresa planeja novas emissões de debêntures tokenizadas ao longo de 2025, como parte de sua estratégia de diversificação de funding. 

“Aqui no MB, estamos evoluindo cada vez mais nesse ecossistema, fomentando o funding para parceiros oferecerem os mais diversos tipos de crédito via mercado de capitais. Trabalhamos estruturando operações via tokenização num processo mais rápido, transparente e com redução de agentes. Com menos intermediários, além de ser mais ágil, conseguimos ser mais baratos para o tomador e, ao mesmo tempo, trazer mais rentabilidade para os investidores. O MB é pioneiro na estruturação de produtos de Renda Fixa Digital sofisticados para investidores pessoa física, como recebíveis de cartão, antecipação de FGTS e carteiras pulverizadas com alta proteção (subordinação), trazendo produtos únicos para os clientes finais”, complementa Alexandre Reda, head de Mercado de Capitais e Renda Fixa Digital do MB.