Imagem da matéria: Invista em Bitcoin sem risco de perder dinheiro com a NOX
(Foto: Shutterstock)

É possível investir em Bitcoin sem risco? A resposta rápida é: não, porque todo investimento tem riscos, porém, é possível reduzir consideravelmente o risco do investimento em Bitcoin e ainda assim receber parte da alta.

Isso é possível quando são utilizados derivativos e operações estruturadas que travam o risco máximo e ganho máximo da operação. Vamos falar sobre isso com detalhes ao longo do artigo, mas é importante relembrar o que aconteceu com o preço nos últimos meses.

Publicidade

O preço do Bitcoin subiu muito rápido. Desde Abril ele se valorizou mais de 100%. Essa valorização rápida atrai muitas pessoas para o mercado, principalmente investidores inexperientes, com a maioria deles buscando lucro no curto prazo. Acontece que o preço do Bitcoin pode ter subido demais, o que causa um dilema entre investidores: compro mais agora ou espero cair?

Essa é uma situação muito perigosa, quando o Bitcoin sobe muito rápido, ele ganha atenção da mídia e a ganância toma conta de potenciais investidores. O medo de deixar de ganhar supera o medo de perder dinheiro. Quando isso acontece, geralmente os investidores acabam no prejuízo.

No final de 2017 esse mesmo movimento de valorização rápida foi presenciado. Muitas pessoas venderam tudo para comprar Bitcoin e essa história não terminou bem. Ele chegou a perder 50% do seu preço 1 semana após alcançar a máxima histórica. Imagina quantas pessoas tiveram um grande prejuízo?

É possível investir em Bitcoin reduzindo o risco de perda? Sim, mas como não existe “almoço grátis”, necessariamente o investidor vai ter que abrir mão de alguma coisa para reduzir as incertezas. Nesse caso o investidor limita o seu potencial de ganho na valorização do Bitcoin.

Publicidade

Minimizando os riscos ao investir

Em 2017 não existiam tantos mecanismos de proteção que dispomos hoje. O cenário era o seguinte: você tinha que comprar Bitcoin, deixar na corretora, ou na carteira, e ficar sujeito à volatilidade, podendo ter grandes ganhos ou grandes perdas. Ou seja, você precisava assumir um grande risco para buscar uma boa rentabilidade.

As formas mais conhecidas de se proteger de uma queda eram: diversificar a carteira de investimentos, reduzir a exposição ao Bitcoin e realizar os lucros parcialmente a cada nova subida de preço. Mas o mercado de criptomoedas se desenvolveu e começaram a surgir novos instrumentos financeiros que já são amplamente utilizados no mercado tradicional, como os derivativos.

No mercado tradicional, eles são utilizados para proteger produtores de commodities de volatilidade, trazendo mais certeza para eles sobre o preço da sua mercadoria e transferindo o risco para especuladores que buscam lucros no curto prazo através de operações de compra e venda.

Os derivativos chegaram ao mercado de Bitcoin através da CME (Chicago Mercantile Exchange) e atualmente são utilizados principalmente por mineradores, que precisam ter mais previsibilidade no preço para que sua atividade seja mais lucrativa.

Publicidade

A novidade é que agora é possível investir em Bitcoin e se proteger completamente de uma queda de preços, e ainda contar com a valorização parcial do ativo, o que era impossível no ano de 2017. Se antes esses instrumentos estavam restritos a mineradores, agora ele está disponível no Brasil.

Capital Protegido Nox

As operações de Capital Protegido são um meio de investir em Bitcoin neutralizando totalmente o risco de perda de capital e ainda contar com a valorização parcial da criptomoeda. Isso quer dizer que na prática você compra 1 Bitcoin por R$ 32.900 (cotação do momento) e ganha o direito de vendê-lo pelos mesmos R$ 32.900 no vencimento do contrato.

Ou seja, na operação de Capital Protegido, é possível investir em Bitcoin sem risco de perder dinheiro e ainda contar com a valorização parcial dele. Fazendo valer a regra número 1 de Warren Buffet a de “..nunca perder dinheiro”. Abaixo segue um exemplo desse tipo de operação se comporta com a variação do preço do Bitcoin:

Essa foi a movimentação do preço do Bitcoin em um espaço de 1 mês. O gráfico acima compara o comportamento do Bitcoin usando a nossa proteção de capital e uma carteira somente com Bitcoin. Em branco, uma carteira exposta 100% ao Bitcoin; em laranja, uma carteira que tem Proteção de Capital.

É possível notar que não existem perdas para quem utiliza a operação de Capital Protegido. Os ganhos, por outro lado, são mais suaves quando comparamos a uma carteira que está no Bitcoin puro. Mesmo com a rentabilidade parcial, as operações de capital protegido são atrativas para quem busca um risco menor.

Publicidade

Com essa operação, você ganha mais previsibilidade, ou seja, já se investe em Bitcoin sabendo o prejuízo máximo (0), o ganho máximo e o tempo de duração do seu investimento.

A Nox, uma das maiores mesas OTC de Bitcoin no Brasil, é a primeira empresa a oferecer esse tipo de operação. Ela já está disponível para contratação através de uma compra direta no balcão e as condições precisam ser confirmadas no dia do fechamento.

Atualmente a operação oferece 100% do Capital Protegido e participação de 70% na alta do Bitcoin até 20%, ou seja, um ganho máximo de 14% em pouco mais de 4 meses (vencimento em 27 de setembro).

Agora é possível investir em Bitcoin com risco reduzido. Nossa Proteção de Capital é um produto excelente para quem está pensando em proteger seus ganhos, ou especular em Bitcoin com o principal garantido.

A Nox Trading é uma líder brasileira em operações financeiras com criptomoedas. Fornecemos o acesso que instituições financeiras e grandes investidores precisam para aproveitar oportunidades neste ecossistema.

Nosso negócio é focado em operações (automatizadas ou não) de trading em bolsas, market making para corretoras de criptomoedas, e principalmente, compra e venda de bitcoin em grande volume (OTC).

Publicidade

Você pode contar com atendimento e consultoria exclusiva, que só o mercado OTC pode oferecer. Caso queira conhecer mais sobre essa operação de capital protegido, confira nosso contato direto clicando aqui e investa em Bitcoin com capital protegido.

Artigo de: João Paulo Oliveira, Foi sócio da XP investimentos e da Foxbit. Especializado em FINTECH pelo MIT. Futurista pela Singularity University e Mestre em Ciência da Computação.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Baleias cripto perdem mais de $8 milhões vendendo o fundo, enquanto holders seguram o token KANG após anúncio de listagem

Baleias cripto perdem mais de $8 milhões vendendo o fundo, enquanto holders seguram o token KANG após anúncio de listagem

Quando o mercado de altcoins está em uma fase vulnerável, não é…
Imagem da matéria: CoinEx comemora Bitcoin Pizza Day com campanha “Uma mordida de Bitcoin”

CoinEx comemora Bitcoin Pizza Day com campanha “Uma mordida de Bitcoin”

Uma fatia de pizza mudou as finanças globais. Em 22 de maio,…