Imagem da matéria: Integração do MakerDAO a camada do Ethereum promete taxas dez vezes menores
(Foto: Shutterstock)

Nesta quarta-feira (20), MakerDAO, a organização autônoma descentralizada (ou DAO, na sigla em inglês) responsável pela stablecoin DAI, anunciou a implementação de seu protocolo na StarkNet, a solução de escalabilidade em segunda camada do Ethereum, prevista para a próxima quinta-feira (28). De acordo com os desenvolvedores, o resultado será que o custo de gas das transações poderá ser reduzido em dez vezes.

“Primeira camada” é a camada-base de uma rede blockchain (como o Ethereum) enquanto “segunda camada” são redes mais rápidas e baratas do que a camada-base.

Publicidade

Considerada como uma das peças-chave do setor de Finanças Descentralizadas (ou DeFi), a MakerDAO é um sistema de contratos autônomos para a tomada e concessão de empréstimos sem a necessidade de intermediários.

O protocolo MakerDAO foi desenvolvido na blockchain Ethereum e possui duas moedas: a stablecoin dai (DAI) e o token de governança maker (MKR).

A integração da MakerDAO com a StarkNet marca o primeiro lançamento do protocolo em “rollups” do Ethereum que foram desenvolvidas usando a tecnologia de conhecimento zero (ou ZK).

Rollups” processam transações fora da blockchain principal, aliviando o congestionamento da rede principal e, assim, oferecendo velocidades mais elevadas para transações sem sacrificar a segurança como um todo.

Publicidade

O que é a StarkNet?

Produzida pela empresa israelense StarkWare, StarkNet é uma solução de escalabilidade em segunda camada para a blockchain Ethereum.

Utiliza a tecnologia de criptografia conhecida como ZK-rollups, que permite que redes blockchain, como o Ethereum, processem grandes lotes de transações de forma rápida e barata. Por conta da alavancagem da tecnologia de conhecimento zero, ZK-rollups também preservam uma parte significativa da privacidade de usuários.

Em anúncio compartilhado com o Decrypt, a equipe da MakerDAO enfatizou que a integração do protocolo com a StarkNet diminuirá drasticamente o custo das transações e da emissão de DAI, em comparação à rede principal do Ethereum.

Louis Baudoin, da unidade principal da StarkNet na MakerDAO, contou ao Decrypt que “os custos de gas da Maker são dominados por transações relacionadas à emissão e por transações relacionadas a custos de oráculo”, acrescentando que “quando o Multi-Collateral DAI (MCD) for implementado na StarkNet, a expectativa é que transações relacionadas aos custos de emissão sejam dez vezes menores na StarkNet do que [na rede principal] do Ethereum”.

MCD — sigla para “DAI de garantias múltiplas”, em tradução literal — é o nome oficial do sistema Maker Protocol, onde usuários podem gerar DAI ao alavancar ativos aprovados como garantias pela comunidade de governança.

Publicidade

A recente notícia segue as integrações com as “optimistic rollups” Arbitrum e Optimism em 2021 e faz da estratégia “multichain” da equipe do protocolo. Optimistic Rollups são parecidas com ZK-rollups, mas se diferem na forma como os dados de transação são transmitidos da rede de segunda camada à rede principal.

Essa estratégia multichain quer disponibilizar tanto DAI como os “Maker Vaults” — ferramentas que permitem o depósito de garantias e a geração de DAI — no maior número de protocolos de solução de escalabilidade em segunda camada possível.

“Conforme vemos taxas insustentáveis de gas afugentarem mais atividade e usuários para uma ampla variedade de blockchains, desafios de segurança que surgem no ‘bridging’ vão continuar aumentando”, afirmou Baudoin.

“Projetos devem migrar para a segunda camada para continuar atendendo usuários e a MakerDAO está se unindo à StarkNet para fazer exatamente isso.”

Rapidez para saques e emissão

Outras vantagens da implementação na StarkNet, segundo Baudoin, incluem a capacidade de usuários realizarem saques mais rápidos e reduzir os intervalos de emissão de DAI.

Publicidade

Saques mais rápidos acontecem graças à Maker Wormhole — a solução do protocolo para o “teletransporte quase instantâneo” de DAI pelo ecossistema Ethereum.

A Maker Wormhole utiliza um mecanismo de “queima e emissão” para saques quase instantâneos e “visa solucionar o problema de transferir DAI de uma [rede de] primeira camada para a outra em [uma questão de] minutos”, explicou Baudoin.

“Também permite saques dentro de minutos em vez de horas (atualmente, na StarkNet) a dias (atualmente, na Optimism).

Em termos de redução no tempo de emissão de DAI, Baudoin afirmou que usuários podem executar transações na StarkNet entre um e dois minutos — em comparação à finalidade após três a oito horas na rede principal do Ethereum.

“O objetivo da StarkNet é reduzir o tempo de transação para poucos segundos no próximo ano”, acrescentou Baudoin. “Em termos de custo, usuários podem executar transações na StarkNet a um custo dez vezes mais barato do que na primeira camada do Ethereum.”

Porém, as melhorias não serão imediatas.

Uma equipe de engenharia da MakerDAO está trabalhando especificamente na implementação de um roteiro de desenvolvimento (ou “roadmap”) de múltiplas fases para a integração à StarkNet, começando pelo desenvolvimento de uma simples “bridge” com uma interface de carteira cripto.

As próximas fases incluem o lançamento de saques rápidos, previstos para o segundo trimestre de 2022, seguidos de saques quase instantâneos de DAI e, por fim, a integração completa da MakerDAO com a StarkNet.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Além de uma palestra de Vitalik Buterin, evento focado em Ethereum mostrou a força do Brasil na comunidade e reconhecimento como um hub na América Latina
jogo hamster kombat em tela de celular

Hamster Kombat:  Tudo sobre o airdrop do jogo do Telegram

Veja também dicas para conseguir a maior quantidade de moedas antes do lançamento do token
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

Veja todos os ETFs de Ethereum que devem estrear nesta terça

Grandes firmas de investimento receberam o sinal verde da SEC para listar ETFs de Ethereum à vista nos EUA. Aqui está a lista atualizada
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Ethereum, Pepe, BNB e Solana

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação