Bitcoin em gráfico de alta com seta azul apontado para o alto
Shutterstock

O recente rali das criptomoedas empolgou os investidores, que agora estão mais “gananciosos” para entrar no mercado, principalmente após o Bitcoin (BTC) superar o nível dos US$ 35 mil, sua cotação mais alta desde maio de 2022.

Um indicador bastante acompanhado por especialistas chamado de “Índice do Medo e Ganância” atingiu a marca de 72, seu nível mais alto desde novembro de 2021, segundo dados apresentados pelo site alternative.me.

Publicidade
Índice do Medo e Ganância do mercado de criptomoedas indicando 72 em 25 de outubro de 2023 (Fonte: Alternative.me)

O índice, que varia de 0 a 100, utiliza diversas métricas, incluindo dinâmica do mercado, volatilidade, volume e redes sociais, para analisar e medir o sentimento dos investidores em relação ao Bitcoin e outras altcoins.

Valores entre 50 e 74 sinalizam “ganância”, enquanto leituras acima de 75 indicam “ganância extrema”. Já resultados abaixo de 50 entram na categoria de “medo”.

Investidores mais experientes costumam comprar quando o índice está mais baixo, principalmente no nível de “medo extremo”, já que isso indica que as criptomoedas podem estar baratas.

Do outro lado, quando o indicador passa a demonstrar uma “ganância” muito alta no mercado, aumenta a tendência de uma correção de preços, ou seja, uma queda de curto prazo estaria cada vez mais próxima.

Publicidade

O Bitcoin, a maior criptomoeda em valor de mercado, atingiu uma máxima de 17 meses nos últimos dias, chegando a superar a marca de US$ 35 mil em meio a boatos sobre a aprovação cada vez mais próxima do primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista dos EUA.

Talvez você queira ler
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Sam Bankman-Fried lidera “lista da vergonha” da Forbes; veja quem mais decepcionou

A Forbes publicou uma lista de jovens empresários que contrariam as expectativas ao se envolverem em fraudes e outras infrações
Desenho de uma caixa sustentada por paraquedas

Dono de corretoras hackeadas promete airdrop “épico” para usuários

Justin Sun comanda a Poloniex e a HTX, ambas corretoras centralizadas afetadas por hacks em novembro
Richard Teng, executivo da Binance, ao lado de Janet Yellen, secretária dos EUA

Quem é Richard Teng, o novo CEO da Binance que vai substituir CZ

Richard Teng afirmou que se concentrará em garantir que os usuários da Binance possam seguir confiantes na solidez financeira da empresa
bitcoin core

Fundos de criptomoedas registram as maiores entradas de capital desde o rali do Bitcoin em 2021

Fundos de investimento em criptomoedas receberam as maiores injeções de dinheiro em 10 semanas desde o último rali de outubro de 2021