Golpe, criptomoedas, Ormeus Coin, ORME, EUA, Departamento de Justiça, DOJ, HSI, Bitcoin, ICO, Marketing Multinível, ICO, pirâmide financeira
Shutterstock

A Justiça de São Paulo condenou um homem a devolver R$ 8,5 mil a uma idosa que foi vítima de um golpe de investimento em Bitcoin em Cananéia, município do litoral paulista. Segundo informações do G1, o golpista era colega de trabalho da mulher de 65 anos.

O investimento feito pela idosa ocorreu em 2019 quando ela e outros colegas de trabalho receberam a proposta do estelionatário que lhe prometeu o resgate do lucro no ano seguinte. A idosa então fez um depósito abrindo mão de uma parte de sua reserva de emergência.

Publicidade

No entanto, quando a vítima fez o pedido de resgate nos primeiros dias de janeiro de 2020, não foi atendida. Quando o caso virou caso de polícia, o homem negou o golpe, afirmando que entregou o dinheiro dos amigos em uma corretora sob a forma de Bitcoin no próprio CPF.

O homem ressaltou que, apesar disso, não obteve lucro e perdeu o valor, descreve o G1, acrescentando que o réu disse que a vítima sabia sobre o risco do investimento.

Em 2024, o juiz Lucas Semaan Campos Ezequiel, da Vara Única da Comarca de Cananéia, condenou o homem a um ano e quatro meses de reclusão no regime inicial semiaberto, além de multa. A pena, no entanto, foi substituída pela prestação de serviços e 10 salários-mínimos de multa, além da indenização do valor investido pela idosa.

Posteriormente, em segunda instância, o valor da multa caiu para cinco salários-mínimos, Conforme apurou o G1, ainda cabe recurso.

Para Luiz Nicomedes, advogado de defesa do acusado, apesar da condenação, ele acredita na inocência de seu cliente, argumentando que não houve dolo na conduta, ainda que a vítima tenha tido sua expectativa de ganho frustrada.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Governo deve fixar imposto sobre ganhos com criptomoedas em 17,5%; veja o que mudaria

Governo deve fixar imposto sobre ganhos com criptomoedas em 17,5%; veja o que mudaria

Atualmente, a Receita Federal estabelece uma alíquota de 15% se os ganhos com as criptomoedas ultrapassarem R$ 35 mil por mês
lupa mostra moeda de Bitcoin BTC

Bitcoin liga alerta de volatilidade que pode sinalizar a próxima alta

Indicador prenuncia grandes altas do BTC, incluindo as de 2020 e 2024
Imagem da matéria: Governo derruba isenção sobre lucros com criptomoedas e fixa imposto de 17,5%

Governo derruba isenção sobre lucros com criptomoedas e fixa imposto de 17,5%

Medida Provisória publicada na quarta-feira (11) determina uma alíquota de 17,5% para todos os ganhos com criptomoedas de residentes no Brasil
Imagem da matéria: Prévia do SuiPlay0X1: um rival do Steam Deck que suporta jogos cripto

Prévia do SuiPlay0X1: um rival do Steam Deck que suporta jogos cripto

SuiPlay0X1 é um console portátil movido a cripto com lançamento previsto para este verão, tentando rivalizar com o Steam Deck