Apesar de um convite público para retornar à comunidade Bitcoin, Roger Ver, um dos primeiros investidores em Bitcoin, está se mantendo fiel ao Bitcoin Cash (BCH) — e diz que as blockchains de segunda camada estão fora de cogitação.
O CEO da Blockstream e um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin, Adam Back, estendeu um ramo de oliveira a Ver depois que o livro deste último foi publicado. Em “Hijacking Bitcoin: The Hidden History of BTC”, Ver afirma que a visão original do Bitcoin foi corrompida. Ver conversou com o Decrypt sobre o estado atual do Bitcoin Cash e sua resposta a Back — e ele não vai voltar atrás.
“O desenvolvimento do software foi capturado por um pequeno grupo de pessoas internas que inverteram completamente o projeto original”, disse ele.
O debate sobre a segunda camada incorpora uma divisão filosófica entre o BTC e o BCH. Os usuários de Bitcoin acreditam que as soluções de segunda camada ajudam a rede a ter mais escalabilidade, enquanto os entusiastas do BCH acreditam que essas chamadas soluções são centralizadas para problemas que podem ser mais bem resolvidos com a incorporação de blocos maiores na rede original. Por outro lado, os pequenos mineradores não gostam de blocos maiores, pois eles exigem mais energia e levam a mais investidores interessados no espaço cripto.
Enquanto isso, ambos os lados afirmam apoiar a visão original do Bitcoin, conforme estabelecido pelo criador pseudônimo Satoshi Nakamoto.
Em seu convite, Beck pediu a Ver que desse uma chance às redes de segunda camada. Ver permaneceu cético.
“Essas ‘segundas camadas’ ou são sistemas centralizados ou não funcionam de forma confiável”, disse Ver. “Isso é especialmente verdadeiro para a Liquid Network de Adam Back, na qual sua empresa recebe todas as taxas de transação.”
Bitcoin Cash
Apesar da evolução do mercado de criptomoedas desde a bifurcação do Bitcoin Cash em 2017, Ver afirma que “o BCH continua sendo a representação mais verdadeira da visão de Satoshi”.
Além do aspecto monetário, Roger Ver parece se ver como um ortodoxo quando se trata de seguir as diretrizes de Satoshi. Da mesma forma, os que estão por trás do Bitcoin Satoshi’s Vision (BSV) — uma bifurcação do BCH promovida por Craig Wright, que mente sobre ser Satoshi Nakamoto — também afirmam serem os únicos a seguir o plano original de Nakamoto.
As rivalidades talvez sejam menos importantes hoje do que eram em 2017, mas os maximalistas de cada campo parecem sentir que as diferenças entre eles ainda são grandes demais para chegar a um consenso. O Decrypt perguntou a Roger Ver se ele via alguma chance de as duas comunidades colaborarem no futuro, e ele pareceu defender a ideia de deixar o mercado decidir.
“Quando as pessoas acordarem e perceberem que o desenvolvimento do BTC foi capturado, e perceberem que as segundas camadas não conseguiram escalar o Bitcoin, minha esperança é que elas reconheçam que o BCH é uma excelente alternativa, é tecnicamente superior e pode ser ouro digital e dinheiro digital ao mesmo tempo”, disse Ver.
Quais aspectos do Bitcoin foram comprometidos? “O livro explica os detalhes”, respondeu ele.
Ver é provavelmente a voz mais notável da comunidade do BCH, mas enfatizou a natureza descentralizada da rede e da comunidade quando perguntado sobre o roteiro futuro do token.
“Não existe um CEO do Bitcoin Cash”, disse ele. “Não acho essa pergunta muito relevante para mim”.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto