Buscar no site

Hyperliquid e Pump.fun disparam enquanto o Bitcoin chega aos US$ 90 mil

Com o Bitcoin se aproximando dos US$ 90 mil, o capital migrou para as altcoins, resultando em ganhos semanais entre 30% e 56%

Hyperliquid - USDH
Shutterstock

Entre as 100 principais criptomoedas por capitalização de mercado, a Hyperliquid foi a altcoin de grande destaque na última semana, com uma valorização de 65%, segundo dados da CoinGecko. Pump.fun, Canton  e River vieram logo em seguida, com ganhos de 33,6%, 23,3% e 21,8%, respectivamente.

Na última semana, o domínio das altcoins explodiu, passando de aproximadamente 6,7% para 7,06%. “Os investidores estão em busca de ganhos rápidos em projetos com fundamentos sólidos”, disse Rachel Lin, CEO e cofundadora da SynFutures, ao Decrypt .

Usuários de plataformas de previsão esperam que o airdrop da Hyperliquid ocorra antes do da Pump.fun, atribuindo uma probabilidade de 54% a esse resultado.

A tendência indica para onde o capital especulativo está se movendo durante um período de incerteza macroeconômica, revelando uma mudança no apetite por risco abaixo da superfície do mercado.

Leia também: O que é Hyperliquid? A exchange descentralizada com blockchain própria

Plano de fundo macro de apoio

O Índice do Dólar Americano (DXY), que mede o dólar em relação a uma cesta de moedas principais, apresentou tendência de queda, passando de quase 110 em janeiro de 2025 para 95,70 nesta semana. Essa desvalorização do dólar reforça as expectativas de políticas financeiras mais frouxas.

“O valor do dólar é ótimo”, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, à Fox News na terça-feira.

“O excesso relativo de dólar americano em comparação com outros ativos está se manifestando em depreciação e rotações setoriais”, disse Lacie Zhang, analista de mercado da Bitget Wallet, ao Decrypt. “Essa potencial inflação de ativos ressalta a necessidade de portfólios diversificados para capitalizar esses fluxos de entrada.”

Zhang observou que a valorização de cada altcoin é impulsionada por um catalisador distinto.

“A River se beneficia de fluxos de capital e altos volumes de negociação de curto prazo, enquanto a Hyperliquid se beneficia da forte atividade de negociação de prata, impulsionando as receitas do projeto”, disse o analista. 

O papel da Pump.fun como infraestrutura de memecoins, por sua vez, “sinaliza um interesse renovado no setor de memes, incentivando projetos a se concentrarem em utilidade real e impulso impulsionado pela comunidade”, acrescentou.

“Essa seletividade sugere um mercado em amadurecimento”, disse Lin, da SynFutures, observando que “alguns vencedores estão surgindo, mas há muito mais tokens do que antes, de modo que a liquidez para tokens que não conquistarem a atenção do público não acumulará valor”.

Analistas preveem uma recuperação gradual para o setor de altcoins nos próximos meses.

“Após as correções do quarto trimestre de 2025, o mercado de altcoins está em fase de estabilização no primeiro trimestre de 2026, com oportunidades para recuperações graduais impulsionadas pela melhora do sentimento e da liquidez”, disse Zhang. Ela enfatizou que projetos que priorizam fundamentos como adoção e inovação construirão a resiliência de longo prazo necessária para navegar pela volatilidade de curto prazo.

Por ora, a valorização de algumas altcoins serve como prova de que o capital está em busca de oportunidades, mesmo enquanto o mercado de criptomoedas aguarda que o Bitcoin recupere de forma decisiva seu ímpeto de alta.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Investimento parado? É hora do Dólar Digital Turbinado! De 20 a 31/01, você pode ganhar recompensas de até 10% ao ano por 3 meses. Saiba mais!