A Polícia Militar de São Paulo prendeu na noite de segunda-feira (15), em Cravinhos, na região de Ribeirão Preto, o comerciante Jamilton de Souza, de 48 anos, suspeito de tentar extorquir R$ 9 milhões em criptomoedas de um empresário mineiro. A prisão ocorreu após um alerta da PM de Minas Gerais, que auxiliou na identificação do veículo usado pelo suspeito, acusado de se passar por policial federal na hora do delito.
Segundo informações da polícia, Jamilton de Souza é investigado por tentativa de extorsão e permaneceu à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia. Até a publicação desta reportagem, a defesa do suspeito não havia sido localizada, segundo informações do G1.
Leia também: 7 maneiras de se proteger de ataques violentos de ladrões de criptomoedas
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima é um empresário de 67 anos, morador de Uberaba, no interior de Minas Gerais. Ele relatou ter sido abordado em sua residência por um homem que se apresentou como perito de sinistros e, em seguida, como agente da Polícia Federal.
O suspeito teria apontado um suposto problema na roda do carro da vítima e, sob ameaça, exibido uma arma de fogo para forçá-la a entrar no veículo.
O empresário afirmou ainda que foi levado até a Avenida Thomas Bawden Camargos, onde foi obrigado a participar de uma chamada de vídeo com o filho. Durante a ligação, o suspeito teria exigido o pagamento em criptomoedas como condição para libertá-lo.
Leia também: Gestor cripto paga R$ 3,3 milhões em Bitcoin para resgatar mãe de sequestro no Recife
Por motivos que ainda estão sendo apurados, a vítima conseguiu ser liberada sem efetuar o pagamento. Com base nas informações repassadas à PM mineira, policiais de Ribeirão Preto localizaram e abordaram o suspeito enquanto ele trafegava pela Rodovia Anhanguera (SP-330), em Cravinhos.
Durante a abordagem, os agentes apreenderam um simulacro de arma de fogo, uma carteira com brasão da Justiça Federal — possivelmente usada para dar credibilidade à falsa identidade — e três aparelhos celulares. O veículo utilizado na ação também foi apreendido e encaminhado ao pátio da Polícia Civil.
Procurando uma alternativa para aumentar seus ganhos? A Renda Fixa Digital do MB é a solução: até 18% de ganho ao ano, risco controlado e a segurança que seu dinheiro merece.











