Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata
Imagem: Divulgação/Hamster Kombat

Hamster Kombat, o jogo de clique viral baseado no Telegram que está ligado ao lançamento de um token cripto, ficou realmente grande — absurdamente grande. Tão grande que oficiais iranianos estavam preocupados que isso distraísse os cidadãos da eleição presidencial desta semana, de acordo com um relatório da AP.

Sério. O jogo se tornou viral de maneiras que seus criadores provavelmente nunca imaginaram. Mas o motor de engajamento que impulsiona isso atingiu seu limite — pelo menos para mim. E pode simplesmente atingir seu limite com os centenas de milhões que aparentemente jogam diariamente, a menos que eles tenham um estoque interminável de amigos para recrutar.

Publicidade

Hamster Kombat segue os passos de Notcoin, o jogo cripto viral original do Telegram. Ele também pede que você toque na tela para acumular moedas no jogo — mas também permite acumular mais moedas investindo essas moedas em sua bolsa de valores fictícia operada por hamsters. E realmente quer que você convide todos os seus amigos para jogar também.

É aí que as coisas ficam estranhas — como marketing multinível estranho.

Hamster Kombat rotineiramente adiciona novos cartões de upgrade de troca que ajudam você a ganhar mais e mais fundos, e depois vincula esses novos cartões ao seu “combo diário”, que dá a você 5 milhões de moedas no jogo só por usar certos cartões.

Frequentemente, esses cartões só podem ser desbloqueados se você conseguir que outro amigo comece a jogar clicando no seu link de indicação especial. Fica rapidamente claro que é assim que Hamster Kombat supostamente acumulou mais de 200 milhões de jogadores, incentivando os jogadores a fazerem seu marketing por eles.

É um jogo simples, de números que aumentam — e se seus números não podem aumentar por causa de um requisito de que você precisa convencer mais pessoas a entrar, muitos jogadores movidos por FOMO (medo de perder) ficarão sem sorte se não conseguirem encontrar outro amigo para se juntar à batalha.

Publicidade

Estou jogando Hamster Kombat há um mês, acumulando uma quantidade considerável de moedas no jogo enquanto aproveito todas as novas vantagens e promoções que posso. Ao longo do caminho, consegui convencer (ou melhor, implorar) alguns dos meus colegas aqui no Decrypt a se juntarem a mim enquanto cobrimos essa sensação de jogo estranhamente popular.

Mas Hamster Kombat espera mais de mim. Cartões recém-introduzidos pediram mais um amigo convidado, ou atingir um total de nove amigos convidados usando meu link de indicação para comprá-los. E, como era de se esperar, esses cartões entram no combo diário, o que significa que não consigo acumular tantas moedas imaginárias antes do lançamento do token como conseguia anteriormente.

Veja, não estou perdendo o sono aqui. Não jogo Hamster Kombat porque estou desesperado para conseguir uma bolsa cripto — não espero muito, e se como Notcoin os criadores de Hamster Kombat apenas permitirem que você aposte os tokens para benefícios e recompensas futuras, então tenho certeza de que os deixarei rolar. Estou jogando para observar este fenômeno social e documentar o que vejo.

Mas essa mudança ilustra os limites de uma máquina de engajamento, mesmo uma tão grande quanto Hamster Kombat — e como é difícil manter o crescimento sem fim sem novos incentivos e benefícios atraentes. Em algum momento, o hype inevitavelmente esfria, e os desenvolvedores podem estar pressionando um pouco demais para garantir que isso não aconteça antes do lançamento planejado do token em julho.

Publicidade

Simplesmente não aguento mais incomodar meus amigos ou colegas para se inscreverem neste jogo e ajudar a colocar mais moedas digitais na minha bolsa fictícia de hamsters. Quanto tempo antes que mais dos supostos 200 milhões de jogadores de Hamster Kombat sintam o mesmo?

Sobre o autor

Andrew é o Editor de Cultura e Líder de Operações do Hub, orientando a cobertura de cultura da Decrypt e editando tanto GG quanto SCENE. Ele começou a escrever para a Decrypt em 2019 como parte de uma carreira freelance de 15 anos, que incluiu colaborações com Rolling Stone, Vice, Playboy, Polygon e mais. Andrew também trabalhou em um filme e em vários livros. Divulgação: Nenhuma participação significativa em cripto, mas ele possui alguns NFTs. Encontre-o em @ahaywa no Twitter e no Telegram.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes
VOCÊ PODE GOSTAR
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

ETFs de Ethereum na semana que vem? Veja a projeção de quando os fundos devem estrear nos EUA

Mercado aguarda ansioso desde maio pela estreia dos ETFs de Ethereum à vista nos EUA
Imagem da matéria: Logan Paul processa Coffeezilla por difamação relacionada às alegações sobre o jogo CryptoZoo

Logan Paul processa Coffeezilla por difamação relacionada às alegações sobre o jogo CryptoZoo

O influenciador afirma que Coffeezilla ocultou intencionalmente informações exoneradoras sobre o seu envolvimento no jogo cripto
Amy Webb,

IA e biotecnologia: Amy Webb fala sobre o lugar do Brasil no superciclo econômico global

Durante o Febraban Tech, Amy Webb falou que o mundo está passando por um superciclo econômico e que o Brasil precisa deixar de ser o eterno país do futuro
Imagem da matéria: Memecoins inspiradas em Trump saltam após decisão da Suprema Corte dos EUA

Memecoins inspiradas em Trump saltam após decisão da Suprema Corte dos EUA

Suprema Corte decidiu que Trump não pode ser processado e julgado por atos que cometeu enquanto era presidente dos EUA