A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu durante a ‘Operação Insider’ um hacker suspeito de ter desviado R$ 600 mil de contas bancárias e tê-los convertido em criptomoedas. A prisão foi feita por policiais da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) na quarta-feira (30), na região de Arniqueiras.
De acordo com o G1, a delegada Regilene Siqueira disse que após o desvio de dinheiro de contas bancárias o hacker os convertia em criptomoedas e as enviava para contas de corretoras — inclusive de empresas com sede no sudeste asiático, segundo Siqueira — criadas com documentos falsos.
Tanto o nome do suspeito quanto o da corretora não foram informados, assim como a criptomoeda usada na troca.
Segundo as investigações, o suspeito usou de seus conhecimentos de TI para fraudar o sistema mobile de um banco e assim obter acessos não autorizados a contas de diversos clientes. Desta forma, ele desviava o dinheiro.
O acusado teve dois veículos de luxo apreendidos, bem como computadores e celulares. Durante a operação, agentes do DRCC também cumpriram outros três mandados judiciais de busca e apreensão domiciliar e sequestro de bens em Brasília, Taguatinga e no Gama, conclui o G1.