Uma semana depois de vender todo o XRP em seu Digital Large Cap Fund, a empresa gestora de ativos digitais Grayscale Investments está encerrando seu XRP Trust.
O anúncio da Grayscale faz referência direta ao processo de US$ 1,3 bilhão da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA contra a Ripple Labs, a força motriz por trás da criptomoeda XRP, bem como o CEO Brad Garlinghouse e o presidente executivo Chris Larsen. A SEC tem como alvo os réus por seu papel na venda de XRP, que a agência considerou um valor mobiliário não registrado.
XRP é a atualmente a terceira maior criptomoeda por capitalização de mercado.
De acordo com o comunicado de imprensa divulgado na quarta-feira (13), a visão da Grayscale é que “seja cada vez mais difícil para os investidores dos EUA, incluindo o Trust, converter XRP em dólares americanos e, portanto, continuar as operações do Trust.”
Portanto, liquidará o Trust e distribuirá o produto aos acionistas, menos as taxas. “O Trust será encerrado após a distribuição dos recursos líquidos em dinheiro”, disse a empresa.
É mais uma má notícia para Ripple e XRP, que está sendo retirada pelas principais bolsas dos EUA. No entanto, as coisas são menos terríveis na Ásia. De acordo com o relatório do The Block, a Agência de Serviços Financeiros do Japão – seu equivalente à SEC – disse que o XRP não é um valor mobiliário, mas uma criptomoeda.
Apesar do anúncio da Grayscale, o preço do XRP subiu quase 5% durante o dia, embora seu valor de mercado de US$ 13,8 bilhões seja um pouco mais da metade do que era durante a semana anterior à ação da SEC.
O Grayscale XRP Trust é um produto de investimento que permite às pessoas investir em XRP como se fosse uma ação, em vez de realmente investir em XRP. Em troca de uma taxa, Grayscale gerencia a custódia do ativo digital. Grayscale também oferece Bitcoin e Ethereum Trusts, entre outros produtos.