Prédio do Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, com bandeira
Shutterstock

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) anunciou uma nova equipe focada em criptomoedas e que irá investigar crimes financeiros.

A procuradora-geral Lisa Monaco fez o anúncio nesta quarta-feira (6) durante o Aspen Cyber Summit. Ela disse que o grupo irá “fortalecer” a capacidade do DOJ de desmontar plataformas financeiras que permitem que cibrecriminosos “floresçam”.

Publicidade

Monaco ressaltou que o DOJ também irá lançar uma iniciativa focada em fraudes cíveis cometida pela internet.

“Nós estamos lançando hoje a equipe nacional de fiscalização de criptomoedas”, ela disse. “Já fizemos grandes investidas no combate do uso inadequado de plataformas de criptomoedas e mostramos que não iremos hesitar em ir atrás dessas plataformas que ajudam criminosos a lavar dinheiro ou esconder o que obtiveram por meios ilegais. Esse é um cenário agressivo de ameaças”.

Monaco disse que o time irá incluir uma combinação de especialistas em combate à lavagem de dinheiro e cibersegurança e irá trabalhar para proteger os consumidores de crimes online.

“Exchange de criptomoedas querem ser os bancos do futuro”, ela afirmou. “Nós temos que garantir que as pessoas possam ter confiança quando usam esses sistemas”.

Monaco disse que a iniciativa de combate aos crimes cíveis irá ter como foco ir atrás de empresas que recebem fundos federais, caso não cumpram os padrões de cibersegurança.

Publicidade

O DOJ está reprimindo cibrecriminosos, especialmente os que usam criptomoedas. Monaco lembrou da última ação bem sucedida da agência, que terminou na condenação de Larry Harmon, um morador de Ohio que passou anos operando um “mixer” de Bitcoin – uma ferramenta que ajuda a ofuscar a fonte de fundos do BTC.

Harmon se declarou culpado em agosto pelo crime de lavagem de dinheiro por meio do serviço que operava. O “mixer” embaralhava as transações de cripto de um modo que as autoridades não conseguiam fazer o rastreamento.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Parceria pioneira entre MB e Global Sites Brasil viabiliza investimento de até R$ 800 milhões até 2028

Parceria pioneira entre MB e Global Sites Brasil viabiliza investimento de até R$ 800 milhões até 2028

Público poderá investir nos projetos de infraestrutura do Maracanã, Fernando de Noronha, Aeroporto de Belém e ciclovia da Marginal Pinheiros
Imagem da matéria: Exchange descentralizada da Solana, Raydium lançará alternativa à Pump.fun "dentro de uma semana"

Exchange descentralizada da Solana, Raydium lançará alternativa à Pump.fun “dentro de uma semana”

Raydium anunciou que lançará na próxima semana sua nova plataforma de lançamento de tokens flexível, chamada LaunchLab
Fachada da Fidelity investments

Fidelity se prepara para tokenizar seu fundo do Tesouro dos EUA na rede Ethereum

A Fidelity disse que vê a tokenização como uma forma de impulsionar “eficiências transacionais com acesso e alocação de capital entre mercados”
donald trump

Negócios cripto de Trump estão tornando regulação “mais complicada”, diz presidente do Comitê de Serviços Financeiros

French Hill mencionou os projetos de memecoin e stablecoin do presidente como dois empreendimentos que impactaram negativamente