Imagem da matéria: Governo do Egito Força Cidadãos a Minerarem Criptomoedas, Diz Estudo
Sites religiosos e pornográficos ‘infectam’ os usuários (Foto: Yasir Hussain)

O governo do Egito, ou entidades a ele ligadas, está, secretamente, forçando seus cidadãos a minerar criptomoedas. A reportagem do site Quartz mostra que o governo sequestrou conexões de usuários locais da Internet. A informação faz parte de um estudo desenvolvido por pesquisadores que estudam o tema segurança, na Universidade de Toronto, no Canadá.

Os pesquisadores identificaram um esquema chamado “AdHose”, que redireciona secretamente o tráfego da web egípcia para um malware que usa os computadores para minerar a criptomoeda Monero ou exibir anúncios.

Publicidade

Conforme o estudo, a AdHose conta com hardware instalado nas redes da Telecom Egypt e é usado de duas maneiras. A mais comum é o modo “spray”, que redireciona os navegadores para uma rede de anúncios ou malware de mineração (chamado Coinhive) a partir de qualquer site que o usuário infectado tenta visitar. Uma varredura feita em janeiro apontou que 95% dos dispositivos observados foram afetados por AdHose.

Site religioso e canal pornô

O segundo modo de atuação é o “Spray” e, conforme os pesquisadores, é usado com moderação. A alternativa é o modo “trickle” e que vem sendo usado de forma contínua. Ele redireciona o tráfego da web somente quando os usuários visitam sites específicos – estão na listas o site religioso CopticPope.org e o canal pornô Babylon-X.com.

O hardware usado para implementar a Adhose também funciona como uma ferramente de censura, Ela bloqueia o acesso a meios de comunicação, como a rede Al Jazeera e ONGs como a Human Right Watch. Os pesquisadores encontraram estruturas semelhantes na Turquia e na Síria. Em vez de criptografia ou anúncios, os usuários desses países acabavam instalando um spyware achando que estavam baixando programas anti-vírus legítimos.

O fabricante do hardware é a canadense Sandvine, que desde o ano passado juntou-se à Procera Networks. Segundo os pesquisadores, a empresa chamou o relatório por eles preparado de “falso, enganador e equivocado”.

Publicidade

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com grafico verde de alta

Bitcoin está se posicionando para nova alta em 2025, aponta Bernstein

Firma de análises aponta que força-tarefa na Casa Branca e fundo soberano têm potencial para alavancar Bitcoin mais uma vez
Imagem da matéria: Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Plataforma de análise Bubblemaps descobriu padrões de carteiras que conectam duas memecoins que causaram milhões em prejuízo a investidores
Imagem da matéria: Presidente do Fed afirma que não haverá CBDC nos EUA sob sua gestão

Presidente do Fed afirma que não haverá CBDC nos EUA sob sua gestão

Powel participou de audiência no Senado e se comprometeu a nunca permitir uma CBDC enquanto estiver no poder
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin chega a US$ 98 mil, mas perde fôlego e volta a cair

Manhã Cripto: Bitcoin chega a US$ 98 mil, mas perde fôlego e volta a cair

Inflação acima do esperado nos EUA afasta cortes de juros do Fed e pressiona o Bitcoin