Governo da Ucrânia discute usar energia nuclear para minerar bitcoin

Para ministro, atividade é vista como uma nova fonte de receita
Imagem da matéria: Governo da Ucrânia discute usar energia nuclear para minerar bitcoin

Usina de energia nuclear em Kiev (Foto: Shutterstock)

O governo da Ucrânia vem discutindo usar energia nuclear do país na construção de um centro de mineração de bitcoin, segundo uma reunião de representantes do Ministério da Energia divulgada pelo governo do país. De acordo com o órgão, as discussões estão sendo feitas com a agência de energia ucraniana Energoatom e com a empresa fabricante de mineradoras de bitcoin Hotmine. 

O projeto, contudo, deve passar por várias fases antes de começar a ser traçado, segundo o vice-ministro do Ministério de Energia para Desenvolvimento Digital, Yevhen Vladimirov. Para ele, tanto a regulamentação da atividade de mineração de criptomoedas quanto os cálculos de produção e demanda por eletricidade devem estar muito bem esclarecidos antes de tudo.

Publicidade

No entanto, ele sugeriu estar ansioso para a nova fonte de renda: “A carga constante nas unidades de energia nuclear pode trazer lucro adicional para a Energoatom e permitir que empresas operem e paguem impostos sobre o orçamento”, disse Vladimirov.

Oles Slobodenyuk, CEO da Hotmine, foi além. Ele acredita que com a energia nuclear disponível na Ucrânia pode tornar o país um dos líderes mundiais em tecnologias digitais. Slobodenyuk está prestes a lançar um projeto para criar uma estação de energia digital descentralizada na Ucrânia.

“A geração e transporte de eletricidade é um processo complexo e que exige muitos recursos. Além disso, é um processo vital para a humanidade, por isso não é surpreendente que, como os mercados financeiros, seja controlado por Estados. Mas um sistema financeiro digital descentralizado também requer um sistema de energia descentralizado”, disse.

Reunião do Ministério da Energia na Ucrânia (Foto: Divulgação)

Após a apresentação do projeto de mineração de criptomoeda com energia nuclear, diz a nota, os representantes dos ministérios, da Energoatom e Hotmine se comprometeram em elaborar um memorando que vai definir as medidas específicas para estabelecer a atratividade dos investimentos na nova empreitada.

Publicidade

Mineração de bitcoin a 3 gigawatts

Não está claro o tamanho do centro de mineração que o governo ucraniano quer criar, comentou o The Block sobre o assunto. Segundo apurou o site, de acordo com um relatório da Data Center Dynamics, a capacidade ucraniana pode chegar a 3 gigawatts de potência.

Para contextualizar, diz a publicação, algumas das maiores fazendas chinesas de mineração de bitcoin operaram com essa marca de gigawatts — oriunda de eletricidade hidrelétrica — durante a estação chuvosa do ano passado.

Mineração de Bitcoin - Portal do Bitcoin