Imagem da matéria: Golpista de Whatsapp tenta se passar por Tiago Reis e influenciador denuncia número: “Pode Zoar”
Tiago Reis é o fundador da Suno Research (Foto: Reprodução/Facebook)

O criador da casa de análises Suno Research, Tiago Reis, foi alvo de uma tentativa de golpe por meio do Whatsapp, supostamente na tarde da quinta-feira (19), conforme mostra a publicação do ocorrido nesta sexta (20) em sua conta no Twitter.

Denunciador ferrenho de esquemas fraudulentos, o economista não hesitou em compartilhar a mensagem do golpista tentando se passar por seu filho.

Publicidade

“Pode zoar esse número aí…”, escreveu ele na publicação, denunciando a investida frustrada do indivíduo.

Em seguida, Reis ainda deixou uma dica para o suspeito:

“Dica: meu pai é esperto, com um grau de instrução extremamente elevado. Não cai nesses golpes baratos. Ou sejam mais sofisticados ou mirem um alvo mais limitado da próxima vez”.

Operação Faraó

Tiago Reis tem 138 mil seguidores no Twitter e 1,6 milhão no Instagram e, eventualmente, usa suas redes sociais tanto para denunciar quanto para alertar sobre golpes.

Em 2019, por exemplo, quando surgiram vários esquemas de pirâmides com bitcoin no Brasil, ele criou a hashtag #OperaçãoFaraó, fez camisetas com o tema, difundindo toda sua repulsa aos golpistas.

Na época, ciente de que ajudou a desmascarar o esquema fraudulento da DD Corporation, que acabara de cair, ele não pensou duas vezes em profetizar que o próximo esquema a ruir seria o da Midas Trend.  E deu no que deu. Milhares de pessoas ficaram no prejuízo, assim como os investidores da DD.

Publicidade

“Quando a #OperaçãoFaraó chega, a pirâmide desaba”, citava ele na época.

Tiago Reis e Projeto de Lei

No início deste ano, apoiado pela equipe da Suno Research, Tiago Reis ajudou um grupo de advogados e analistas financeiros a redigirem uma proposta de Projeto de Lei (PL).

No PL, o grupo sugere aumentar para até 18 anos a pena para pessoas que criam e divulgam pirâmides financeiras e esquemas ponzi. Atualmente, a detenção é de seis meses a dois anos.

Talvez você queira ler
De costas, homem olha para grande tela com solução blockchain

Como manter sua empresa atualizada sobre as mudanças no ecossistema financeiro | Opinião

O autor comenta sobre o ‘Talkenização’, um podcast focado em preparar empresários para o mercado financeiro baseado nas tecnologias emergentes
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos
Imagem da matéria: Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Anderson e Mabia de Almeida eram diretores da Trion Invest, esquema fraudulento de criptomoedas que lesou cerca de mil pessoas em Niterói
Punhos presos por algemas

Hacker brasileiro é preso por invadir sistema de banco e roubar R$ 316 mil

O homem havia cometido o mesmo crime 13 vezes em apenas três meses