Imagem da matéria: Gestora lança proposta para primeiro ETF de Solana da América do Norte
Foto: Shutterstock

Com os ETFs de Bitcoin solidamente estabelecidos nos EUA e os ETFs de Ethereum iminentes após a aprovação inicial no final do mês passado, surgiu na quinta-feira (20) uma nova proposta para um ETF de Solana no Canadá.

A administradora de fundos de investimento canadense 3iQ anunciou que entrou com um pedido para oferecer o Solana Fund (QSOL), que, se aprovado, “seria o primeiro produto Solana negociado em bolsa a ser listado na América do Norte”.

Publicidade

Com uma capitalização de mercado de US$ 61 bilhões no momento em que este artigo foi escrito, a Solana (SOL) é a quinta maior criptomoeda, atrás do Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Tether (USDT), que é atrelado ao dólar, e Binance Coin (BNB).

A 3iQ diz que o fundo será oferecido na Bolsa de Valores de Toronto “em relação a uma oferta pública inicial”.

“O Solana Fund oferece fácil exposição à SOL sem complexidade técnica”, escreveu a empresa. “Como parte de nossa estratégia de investimento, o Solana Fund fará stake de SOL para ganhar recompensas.”

A empresa já oferece ETFs baseados em Bitcoin e Ethereum, mas sua iniciativa de apoiar a Solana aumenta a especulação sobre quais criptomoedas os órgãos reguladores dos EUA aprovarão em seguida para esses fundos.

Publicidade

O banco britânico Standard Chartered previu que a Solana e o XRP seriam os próximos ativos digitais a receber sinal verde da SEC para a criação de um ETF.

“Em vários casos, a tecnologia central é tão semelhante ao ETH que seria difícil para a SEC afirmar que se tratava de valores mobiliários, dada a posição do ETH”, escreveu Geoffrey Kendrick, chefe de pesquisa de criptoativos do Standard Chartered.

O cofundador da Tether e da WAX, William Quigley, concordou, dizendo recentemente ao Decrypt que os gerentes de fundos inevitavelmente passarão para a “próxima novidade quente”, e a Solana é uma opção provável.

“Toda vez que Wall Street empacota um novo produto para vender aos consumidores, se esse produto for bem-sucedido, você pode garantir que haverá produtos semelhantes”, disse ele, apontando para os investimentos maciços que estão fluindo para ETFs de Bitcoin. “Continuaremos a ver o lançamento de novos ETFs até que haja uma grande retração.”

Publicidade

“O Canadá tinha ETFs de Bitcoin e Ethereum à vista antes mesmo de os EUA terem ETFs de futuros para qualquer um dos ativos”, observou o analista da Bloomberg James Seyffart no X. Ele também apontou que os fundos de Solana não são novidade em nível global.

“Vocês ficariam surpresos ao perceber que já temos mais de US$ 1 bilhão em ETPs [Produtos Negociados em Bolsa] da Solana em outras partes do mundo”, ele postou, incluindo uma lista de fundos de provedores como 21Shares, VanEck e WisdomTree.

Nos EUA, a atenção está voltada principalmente para o lançamento de ETFs de Ethereum, que foram inesperadamente aprovados pela SEC no mês passado. A Bitwise estreou um anúncio de televisão divulgando o Ethereum hoje cedo, e os analistas preveem que os fundos entrarão em operação em 2 de julho.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes
VOCÊ PODE GOSTAR
Pessoa segura smartphone com logo BUSD com as mãos apoiado em uma mesa

SEC encerra investigação sobre stablecoin da Binance sem ações de penalidade

A SEC alegou que a stablecoin BUSD era um valor mobiliário em um processo movido contra a Binance no ano passado
Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata

“Hamster Kombat é o serviço digital de crescimento mais rápido do mundo”, diz CEO do Telegram

Pavel Durov afirmou também que o jogo de criptomoedas atingiu 239 milhões de usuários mesmo sem uma data específica para o lançamento do token
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Brasil é o 6º país com maior adoção de criptomoedas do mundo

Ranking global de adoção de criptomoedas é liderado pelos Emirados Árabes, com 25%; Brasil aparece em 6º, com 17,5%
Imagem da matéria: Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta terça (16)

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta terça (16)

Procurando o combo diário e o código cifrado de terça-feira, 16 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no jogo Hamster Kombat do Telegram