Imagem da matéria: ‘Free Bitcoin’: Golpe no YouTube tenta roubar criptomoedas
(Foto: Shutterstock)

O trojan Qulab rouba dados na área de transferência e está sendo propagado no YouTube por meio de vídeos fraudulentos sobre um gerador supostamente gratuito de bitcoin (BTC), informou a BleepingComputer em 29 de maio.

De acordo com o relatório, o especialista em segurança Frost entrou em contato com a BleepingComputer sobre o trojan, dizendo que o YouTube derrubaria os vídeos fraudulentos quando informados, mas novas contas e vídeos apareceriam com o mesmo scam.

Publicidade

Os vídeos descrevem uma ferramenta que permite aos usuários ganharem bitcoins, com um link na descrição do vídeo. Os links então direcionam o usuário para um download da ferramenta, que na verdade é o trojan Qulab. Após o download, o trojan precisa ser instalado para que seja implantado.

Além de tentar roubar uma infinidade de informações do usuário, o trojan Qulab também tentará furtivamente roubar criptomoedas do usuário, procurando por cadeias de caracteres copiadas para a área de transferência do Windows que o programa reconhece como endereços de criptomoedas e então substituindo o endereço de envio para o endereço do atacante.

Desta forma, se usuário colar a sequência copiada em um campo de website para especificar onde seus fundos serão gastos, eles colarão na verdade a sequência do invasor e direcionarão os fundos para ela.

O alerta dos pesquisadores indica que esta é uma estratégia viável, já que é improvável que os usuários lembrem ou registrem visualmente que o endereço de destino pretendido – uma longa sequência de caracteres – foi trocado por um programa.

Publicidade

De acordo com o relatório de Fumko, há uma longa lista de endereços de criptomoedas que o trojan pode reconhecer, incluindo os de bitcoin, bitcoin cash, cardano, ether, litecoin, monero e muito mais.

A dica é que o usuário sempre que for fazer uma transferência de criptomoedas confira o endereço após ter copiado e colado, para evitar golpes desse tipo.

*Conteúdo disponibilizado por parceria entre Portal do Bitcoin e Cointelegraph


Compre Bitcoin na Coinext

Baixe agora o aplicativo (Android e iOS) da corretora de criptomoedas mais avançada do Brasil. A mesma segurança e agilidade, em qualquer lugar, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Fusão da imagem de uma moeda de bitcoin com a bandeira do Paraguai

Senadores do Paraguai querem pausar toda atividade ligada ao Bitcoin; entenda

Projeto de lei quer que atividades como mineração, compra e venda de Bitcoin sejam suspensas por 180 dias
Imagem da matéria: Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

“Atualmente a demanda de Bitcoin por esse grupo de investidores é a maior de todos os tempos”, diz estudo da CryptoQuant
BTC bitcoin na frente de nota de dólar de 1 milhão

Preço do Bitcoin aumenta com otimismo de Biden sobre queda de juros do Fed ainda este ano

“Mantenho minha previsão de que, antes do final do ano, haverá um corte nas taxas”, disse o presidente dos Estados Unidos
Imagem da matéria: Fundos de criptomoedas do Brasil captam mais R$ 50 milhões na semana

Fundos de criptomoedas do Brasil captam mais R$ 50 milhões na semana

Fundos cripto brasileiros ficam pela segunda semana consecutiva atrás apenas dos EUA em captação