Imagem da matéria: Filho droga o pai para conseguir passar por verificação de dois fatores e pegar Bitcoins
Foto da caneca usada no crime (Foto: Reprodução)

Um caso sinistro envolvendo bitcoin, vício em drogas e relações abusivas entre familiares foi noticiado nesta quinta-feira (3) pelo jornal americano The Washington Post.

A tragédia ocorreu na cidade de Bethesda, estado de Maryland. Liam Ghershony, de 24 anos de idade, colocou uma dose cavalar de benzodiazepínico no chá do pai – trata-se da substância usada em ansiolíticos como Rivotril. O objetivo era poder mexer no celular do parente e conseguir passar pela sistema de verificação de dois fatores para roubar as criptomoedas.

Publicidade

O objetivo foi alcançado. Ghershony conseguiu desviar o equivalente a US$ 400 mil em Bitcoin, sendo que dois terços do montante ele rapidamente converteu em Ethereum.

Viciado em benzoapedínicos, cocaína e afetamina, Liam deu uma dose que para ele seria o suficiente para uma dormida profunda. Mas para seu pai foi quase fatal. O progenitor foi encontrado pela polícia dois dias depois no chão do quarto, com dificuldade para respirar e com os órgãos parando de responder.

Foi um amigo da vítima que alertou a polícia, preocupado após várias tentativas de falar com ele. O homem foi levado ao hospital e passou quatro dias em tratamento intensivo para se recuperar.

O filho não tentou esconder. Na verdade, ele deixou um bilhete tentando racionalizar: “Não precisava ser assim. Eu vou te dar a melhor aposentadoria”.

Publicidade

No início do caso, os promotores o acusaram de tentativa de homicídio. Depois a queixa caiu para roubo agravado. Liam passou 125 dias preso e mais dois meses em uma clínica de reabilitação.

A polícia não ligou imediatamente o filho ao caso. Mas ele confessou para a mãe, que avisou as autoridades.

Agora, Liam mora em uma comunidade para recuperação de dependentes químicos. O juiz David Lease decretou uma suspensão de 20 anos: se nesse período o réu cometer algum ato violento, irá diretamente para a cadeia.

Já o pai parece ter perdoado o Liam. Apesar de não ter dito isto explicitamente na reportagem, mostrou-se feliz com a tentativa do filho de se livrar dos vícios: “”Se alguém quer encontrar com ele, e é alguém do passado, ele fala para essa pessoa que devem se encontrar na reunião [de adictos em recuperação]”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETFs de Ethereum completam 15 dias de alta; entenda por quê

ETFs de Ethereum completam 15 dias de alta; entenda por quê

Números sugerem que alguns investidores mudaram o foco de um Bitcoin especulativo para a infraestrutura do ETH
Imagem da matéria: Deputado entra com pedido para derrubar MP do governo que afeta criptomoedas

Deputado entra com pedido para derrubar MP do governo que afeta criptomoedas

Gustavo Gayer (PL-GO) entrou com decreto para anular MP e cita que criptomoedas estão em fase de regulação
barras de ouro

Tether adquire participação majoritária de mineradora de ouro

Movimento faz parte da estratégia da Tether de ampliar exposição a ativos tangíveis, e reforçar a visão de lastrear criptoativos com valor real
Imagem da matéria: Hackers invadem conta do presidente do Paraguai para divulgar golpe com Bitcoin

Hackers invadem conta do presidente do Paraguai para divulgar golpe com Bitcoin

Hackers pediram aos seguidores do presidente que enviassem Bitcoin a um endereço suspeito