Buscar no site

Falha global na Cloudflare derruba X, ChatGPT e sites de criptomoedas

Falha na Cloudflare começou por volta das 9h e afetou diversos sites, incluindo plataformas de criptomoedas como a BitMEX

Imagem da matéria: Falha global na Cloudflare derruba X, ChatGPT e sites de criptomoedas
Foto: Shutterstock

Uma falha global nos serviços de internet da Cloudflare causou indisponibilidade de vários sites na manhã desta terça-feira (18). Entre os impactados estão o X (antigo Twitter), ChatGPT, Canva e também diversas plataformas de criptomoedas.

Foram cerca de 3 horas com diversos sites apresentando erro. Às 11h42 (horário de Brasília) a Cloudflare anunciou em seu site de status que o problema teria sido resolvido. “Uma correção foi implementada e acreditamos que o incidente esteja resolvido. Continuamos monitorando a situação para garantir que todos os serviços voltem ao normal”, disse a empresa.

O explorador de blocos da Abritrum, Arbiscan, relatou uma “grande interrupção”, assim como a Toncoin e vários outros sites ligados ao mercado cripto, incluindo a plataforma de dados DefiLlama, exibindo “erros internos do servidor” e ficando intermitentes.

No Brasil, os sites das exchanges Mercado Bitcoin (MB) e da Foxbit também foram afetados pelos problemas da Clouflare.

A corretora de criptomoedas BitMEX também informou que estava investigando uma interrupção relacionada aos problemas da Cloudflare.

As ações da Cloudflare Inc (NET) caíram cerca de 4% nas negociações pré-mercado após o problema.

O que disse a Cloudflare

A falha começou por volta das 8h50 e poucos minutos depois a Cloudflare informou que estava investigando a situação. “A Cloudflare está ciente e investigando um problema que afeta vários clientes: erros 500 generalizados, painel da Cloudflare e API também apresentando falhas”, escreveu a empresa em seu site.

Um erro 500 é um erro interno genérico do servidor que ocorre quando um site está fora do ar. Os usuários do site não poderão acessar a página enquanto o erro persistir.

Já às 10h09, a Cloudflare informou ter identificado o problema e cinco minutos depois disse que implementou “alterações que permitiram a recuperação do Cloudflare Access e do WARP”. “Os níveis de erro para usuários do Access e do WARP retornaram aos níveis anteriores ao incidente”, explicou a companhia ressaltando que continuava trabalhando para restaurar os demais serviços.

Às 11h34, o site da empresa informou que foi implementada “uma alteração que restaurou os serviços do painel de controle. Ainda estamos trabalhando para solucionar o impacto generalizado nos serviços do aplicativo”. Pouco depois foi informado que o problema havia sido resolvido, ainda que não tenha sito explicado exatamente como toda a falha ocorreu.

A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura que funciona como um intermediário entre um site e o usuário. Usando servidores no mundo todo, a companhia faz essa conexão entre as ponta para acelerar o carregamento das páginas, reduzir custos e proteger contra ataques. Portanto, com falhas no seu sistema, os sites que usam seu serviço também registram problema.

Vale lembrar que cerca de um mês atrás uma grande pane atingiu a unidade de serviços de nuvem da Amazon, a AWS, derrubando diversos sites e plataformas ao redor do mundo. No mercado de criptomoedas, empresas como a Coinbase e a Robinhood foram afetadas.

No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!