Exchange de criptomoedas Kraken vai lançar sua própria blockchain

A rede de segunda camada da Kraken, Ink, será baseada no Ethereum e usará a mesma tecnologia que alimenta a Base, Unichain e World Chain
Imagem da matéria: Exchange de criptomoedas Kraken vai lançar sua própria blockchain

Foto: Shutterstock

A exchange de criptomoedas Kraken revelou nesta quinta-feira (24) a Ink, sua nova rede de segunda camada baseada em Ethereum e alimentada pelo OP Stack, da Optimism.

A Ink oferecerá ferramentas de gerenciamento de riqueza on-chain para traders experientes de ativos digitais e clientes curiosos sobre criptomoedas, disse a Kraken em uma declaração conjunta com o Optimism Collective. A rede, que terá sua testnet lançada em novembro, será interoperável com a Superchain da Optimism, uma rede de segundas camadas que compartilha segurança e infraestrutura.

Publicidade

“Como parte da Superchain, a Ink está preparando o terreno para um ecossistema on-chain interoperável e pluralista que atrairá desenvolvedores e tornará a Ink a plataforma ideal para a próxima geração de aplicativos e protocolos DeFi“, disse o fundador da Ink, Andrew Koller.

A Superchain da Optimism é composta por quase 30 cadeias, como Base, Zora, Unichain e World Chain (também conhecida como Worldcoin), fundada por Sam Altman. Ela registra mais de 7 milhões de transações diárias, respondendo por quase metade de todas as transações de segunda camada no Ethereum, de acordo com o Optimism Collective.

Ao se juntar à Superchain, a Ink poderá se comunicar e compartilhar recursos mais facilmente com outras redes semelhantes, permitindo que ela acesse uma base potencial maior de usuários. Essa interoperabilidade visa evitar um problema comum conhecido como fragmentação, ou redes de segunda camada competindo entre si por usuários e liquidez no Ethereum.

Em troca do uso do OP Stack, a Ink se envolverá no compartilhamento de receita com o Optimism Collective, bem como participará da governança da Optimism. Além disso, seus desenvolvedores darão suporte ao desenvolvimento principal do OP Stack.

Publicidade

A Ink provavelmente será lançada na mainnet no início de 2025. Após o lançamento, a rede pretende oferecer tempos de bloco de um segundo, permitindo que ela processe rapidamente transações sensíveis ao tempo.

Esses tempos de processamento rápidos facilitarão uma ampla gama de atividades na Ink, incluindo negociação de futuros perpétuos, empréstimos descentralizados e farming de yields, entre outras transações.

A iniciativa da Kraken segue a da Coinbase com a Base, que também é construída no Optimism e rapidamente se tornou uma das redes de segunda camada do Ethereum mais proeminentes desde seu lançamento no início de 2023.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.