A Biscoint, exchange que atua no mercado brasileiro de criptomoedas desde 2016, lançou em fevereiro o Bix, um serviço que permite que clientes façam a compra direta de bitcoin utilizando o Pix.
Embora outras corretoras estejam integradas ao Pix, os serviços geralmente se limitam a transferência de real para a conta do cliente dentro da plataforma de negociação. Uma vez com os fundos dentro da corretora, o usuário é quem efetua por conta própria a compra da criptomoeda.
A ideia da Biscoint é cortar esse caminho ao liberar a compra automática de bitcoin por meio do Pix.
Para realizar essa operação, o investidor deve ter uma conta verificada na Biscoint, aderir ao beta do serviço e enviar um Pix para a exchange, com a hashtag “#Bix” no campo de descrição da transação.
O sistema da corretora reconhecerá o depósito que vier com a tag do serviço, depositará o valor na conta do cliente para que a transação fique registrada, e em seguida executa a ordem de compra. Todo esse processo é automático e não haverá a necessidade do usuário entrar na plataforma para confirmar a aquisição.
Leia Também
O Pix deve ser de no mínimo R$ 50 e, até o momento, o serviço está disponível apenas para a compra de bitcoin.
“Primeiro implementamos a compra pré-aprovada que possibilita ao usuário antecipar a compra do bitcoin, mesmo não tendo saldo na plataforma — ele podia comprar bitcoin sem acessar o banco. Agora, é possível comprar sem a necessidade de entrar na Biscoint, apenas realizando um Pix. Ou seja, com o Bix, qualquer aplicativo de banco é, também, um aplicativo de compra de bitcoin”, explicou Israel Buzaym, CMO da Biscoint.
Buzaym ressaltou que o objetivo de juntar esses dois mundos, Pix e as criptomoedas, se deve ao fato de que atualmente mais de 80% das transações feitas por brasileiros são através do Pix.
A Biscoint surgiu em 2016 como um agregador em tempo real de preços do bitcoin em diferentes exchanges. A partir de 2019, a plataforma também começou a oferecer a compra e venda de criptomoedas. Em março de 2021, o youtuber de finanças Thiago Nigro, mais conhecido como Primo Rico, se tornou parceiro da Biscoint após o Grupo Primo adquirir as participações do sócio Bruno Perini, que já era parceiro da corretora desde 2020.