Ex-CEO da Mt. Gox irá lançar nova corretora cripto este mês

Empresa irá se chamar EllipX e pretende ganhar mercado oferecendo experiência amigável aos usuários e transparência nos processos
Fundador da Mt. Gox tem pena reduzida no Japão e se livra de ir para prisão

Mark Karpelès, Ex-CEO da Mt. Gox

O ex-CEO da Mt. Gox, Mark Karpeles, anunciou que irá lançar ainda no mês de setembro sua nova corretora de criptomoedas. A empresa irá se chamar EllipX e o executivo afirma que pretende ganhar mercado oferecendo uma experiência amigável aos usuários e transparência em todos os processos internos. 

Karpeles diz que a corretora será construída em um formato parecido com o da Bolsa de Valores de Nova York. “Basicamente, o que vejo para o futuro é ter uma entidade que cuida das negociações no mercado e corretores localizados em diferentes países fornecendo serviços localizados, enquanto a entidade de negociação lidará apenas com a negociação”, explicou o executivo em entrevista ao The Block.  

Publicidade

De acordo com o plano traçado para a EllipX, o movimento real das criptomoedas acontecerá através de câmaras de compensação, “basicamente empresas como a BitGo, que ainda estariam separadas dos corretores”. 

Essa compartimentalização seria um diferencial, segundo Karpeles, porque o típico de uma corretora hoje é fazer tanto o lado do corretor, lidando com os clientes, quanto o lado de correspondência e o lado de armazenamento, armazenando criptomoedas e dinheiro fiduciário. 

Fantasma da Mt. Gox

A Mt. Gox foi a maior exchange de Bitcoin do mundo em um determinado momento. Com sede em Tóquio, a empresa era estimada em representar 70% do volume de negociação de Bitcoin em 2013. Em fevereiro de 2014, a exchange revelou que havia sido alvo de anos de hacks que passaram despercebidos.

Como resultado, 850.000 bitcoins foram perdidos — quase 7% de todos os bitcoins que existiam na época. Isso valia US$ 475 milhões na época, mas à taxa atual isso valeria mais de US$ 49 bilhões.

Publicidade

Sobre o receio do mercado com uma corretora fundada pelo executivo que comandava a empresa que gerou o maior prejuízo da história do setor cripto, Karpeles fala: “Hoje não acho que a violação de segurança teria ocorrido. E mesmo que algo semelhante acontecesse e o Bitcoin fosse roubado, teríamos percebido imediatamente”.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.