Imagem da matéria: Europa vota amanhã regulação que ameaça o uso de Bitcoin na região
Foto: Shutterstock

A Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu vota na segunda-feira (14) um marco regulatório que pode colocar em risco o uso de criptomoedas baseadas no consenso de proof-of-work (PoW), como Bitcoin e Ethereum, em países membros da União Europeia.

Segundo a Bloomberg, o novo quadro regulatório para as criptomoedas, apelidado de MiCA (Markets in Crypto Assets), está preocupando os participantes do mercado cripto nas últimas semanas e teve sua votação adiada no final de fevereiro.

Publicidade

O texto original do MiCA havia uma disposição que defendia proibir criptomoedas proof-of-work de circular na região a partir de janeiro de 2025. O principal argumento do texto era que essas moedas eram “ambientalmente insustentáveis” devido ao alto consumo de energia necessário para a sua produção.

Após fortes críticas do setor, o parlamentar responsável pelo projeto, Stefan Berger, retirou a proibição do texto, mas ressaltou que ainda não havia uma decisão final sobre o assunto. 

A nova versão do projeto de lei que será votada amanhã, embora parece ser mais razoável, ainda não descartou disposições que ameaçam criptomoedas proof-of-work.

Segundo o CoinDesk, há uma medida semelhante à anterior que diz que criptomoedas “estarão sujeitas a padrões mínimos de sustentabilidade ambiental em relação ao mecanismo de consenso usado para validar transações, antes de serem emitidos, oferecidos ou admitidos à negociação na União Europeia”.

Publicidade

De acordo com o texto, o consenso de prova de trabalho será isento de atender aos padrões de sustentabilidade apenas se for utilizado em “pequena escala”. No entanto, o que é entendido por “pequena escala” ainda não foi determinado pelos parlamentares.

O projeto de lei também diz que as criptomoedas que fazem uso intensivo de energia e que já estão em uso na UE deverão criar um plano para garantir a conformidade com os novos requisitos.

Criptomoedas como o Ethereum que em breve deve abandonar o consenso de prova de trabalho (PoW) e adotar a prova de participação (PoS), podem sair isentas do novo marco regulatório. O cenário é mais pessimista para o bitcoin, cuja possibilidade de alterar sua forma de mineração não está — e nunca esteve — em discussão.

Comunidade pressiona parlamentares a dizer “não”

A fabricante de carteiras de hardware de criptomoedas, Ledger, publicou um comunicado na sexta-feira (11) para criticar o projeto de lei que será votado pelo Parlamento Europeu.

Publicidade

De acordo com a empresa baseada na França, alguns partidos impuseram no “último momento possível” emendas ao MiCA para banir protocolos de prova de trabalho, como Bitcoin, Ethereum e outros blockchains populares na Europa, ameaçando se opor ao pacote completo do MiCA caso a proibição não seja acatada.

“Indivíduos e organizações devem ser livres para escolher a tecnologia mais adequada às suas necessidades. Os formuladores de políticas não devem impor nem discriminar em favor de uma determinada tecnologia. Isto é profundamente preocupante e teria graves consequências para a Europa”, defende a empresa.

Se a proibição for aprovada, diz a nota, a economia de ativos digitais crescente na Europa vai acabar desaparecendo: “Sem Bitcoin e Ethereum, as exchanges de criptomoedas e outros provedores de serviços de criptomoedas não podem operar de forma lucrativa. Eles serão forçados a fechar, mover ou bloquear o acesso aos europeus”.

“Sejamos claros, essa atividade não vai parar, ela simplesmente se mudará para os Estados Unidos ou a Ásia, onde atualmente é bem-vinda”, acrescenta. “Por meio do MiCA, a Europa cederá permanentemente a liderança e o controle da Web3 aos EUA, assim como fez com a Web2, que continua dominada por um punhado de gigantes da tecnologia dos EUA”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Tether compra parte da Juventus e token do clube salta 111%

Tether compra parte da Juventus e token do clube salta 111%

Segundo Tether, aquisição representa passo importante no objetivo de integrar o portfólio de investimentos da empresa com o setor esportivo
Imagem da matéria: Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Plataforma de análise Bubblemaps descobriu padrões de carteiras que conectam duas memecoins que causaram milhões em prejuízo a investidores
Imagem da matéria: Startup de neurotecnologia planeja distribuir memecoins por ondas cerebrais; entenda

Startup de neurotecnologia planeja distribuir memecoins por ondas cerebrais; entenda

Startup está prestes a lançar uma plataforma “onde as pessoas poderão minerar dados cerebrais em troca de tokens”
homem algemado com as mãos para trás

Polícia apreende R$ 285 mil em criptomoedas de jovem que fraudou fintech de Florianópolis

As investigações continuam para identificar outros membros do grupo criminoso