Imagem da matéria: EUA prende 20 pessoas na Romênia acusadas de golpes com criptomoedas via eBay
(Foto: Shutterstock)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) extraditou 12 das 20 pessoas acusadas de fraudes online e lavagem de dinheiro com criptomoedas, segundo o órgão do governo americano divulgou na última quinta-feira (07).

De acordo com a nota, o grupo internacional de crime organizado realizava online leilões fraudulentos de vários produtos, principalmente automóveis, o que causou prejuízos de milhões de dólares a várias vítimas nos Estados Unidos.

Publicidade

O cartel internacional, formado por romenos, americanos e um búlgaro, tinha ‘sede’ na cidade de Alexandria, na Romênia. O grupo foi preso após uma operação conjunta da polícia americana e autoridades estrangeiras.

“Os réus supostamente orquestraram um esquema muito bem organizado e sofisticado para roubar dinheiro de vítimas inocentes nos Estados Unidos e depois lavar seus fundos usando criptomoedas”, disse Brian A. Benczkowski, Procurador Geral do DoJ, acrescentando:

“A Divisão Criminal e nossos parceiros na aplicação da lei vão perseguir com vigor os cibercriminosos que prejudicam o público americano, independentemente de onde esses criminosos possam residir”.

eBay, golpe e criptomoedas

Os sites usados para os falsos leilões eram plataformas populares como eBay e Craigslist, por exemplo, mas os itens anunciados não existiam.

Publicidade

Para dar mais ‘credibilidade’ e fazer com que o golpe parecesse um bom negócio, os criminosos contavam com a ajuda de fraudadores americanos (inclusive um deles já responde processo por golpe de phishing e lavagem de dinheiro com bitcoin). Eles recebiam o dinheiro da venda, convertia em criptomoedas e enviava às pessoas da quadrilha na Romênia.

Uma das táticas do cartel era fazer com o que os clientes acreditassem que eles eram militares americanos e que precisavam vender o item rapidamente.

O Procurador Robert M. Duncan comentou sobre as investigações:

“O caso vem de uma investigação de vários anos iniciada em Kentucky (estado americano), liderada pelo US Secret Service (USSS) — Serviço Secreto dos EUA —  em cooperação com vários parceiros locais, estaduais, federais e internacionais”.

O julgamento das 20 pessoas identificadas (15 romenos, quatro americanos e 1 búlgaro) terá início em 18 de junho de 2019. Outra data já agendada para dar prosseguimento é 07 de agosto de 2019, diz a nota.

Publicidade

“Esta é uma vitória compartilhada para a aplicação da lei em todo o mundo. Eu quero agradecer a mais de uma dúzia de agências de segurança em todo o mundo que nos ajudaram a investigar este caso, cada uma delas desempenhando um papel vital em seu sucesso”, disse o Diretor do USSS, Randolph D. Alles, popularmente conhecido como ‘Tex’.


Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com o logo da corretora de criptomoedas Kraken na tela

Kraken reorganiza equipe enquanto empresa se prepara para estreia em Wall Street

Reestruturação e as demissões relatadas da Kraken ocorrem após o arquivamento de um processo movido pela SEC mais cedo neste ano
Moedas douradas de Tron

Canary Capital entra com pedido de ETF de Tron com staking junto à SEC

O pedido ocorre em meio a vários registros de ETFs baseados em XRP, Solana, Dogecoin e outros ativos
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

SEC diz que stablecoins não são valores mobiliários, mas tokens com rendimento podem ser diferentes

Comissão emitiu novas diretrizes para stablecoins, afirmando que certos tipos de tokens atrelados ao dólar não são valores mobiliários
Imagem da matéria: Analista da Coinbase alerta para novo inverno cripto e orienta investidores

Analista da Coinbase alerta para novo inverno cripto e orienta investidores

Analista observou que o Bitcoin recentemente caiu abaixo de sua média móvel de 200 dias em meio à guerra comercial de Trump