Imagem da matéria: EUA prende 20 pessoas na Romênia acusadas de golpes com criptomoedas via eBay
(Foto: Shutterstock)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) extraditou 12 das 20 pessoas acusadas de fraudes online e lavagem de dinheiro com criptomoedas, segundo o órgão do governo americano divulgou na última quinta-feira (07).

De acordo com a nota, o grupo internacional de crime organizado realizava online leilões fraudulentos de vários produtos, principalmente automóveis, o que causou prejuízos de milhões de dólares a várias vítimas nos Estados Unidos.

Publicidade

O cartel internacional, formado por romenos, americanos e um búlgaro, tinha ‘sede’ na cidade de Alexandria, na Romênia. O grupo foi preso após uma operação conjunta da polícia americana e autoridades estrangeiras.

“Os réus supostamente orquestraram um esquema muito bem organizado e sofisticado para roubar dinheiro de vítimas inocentes nos Estados Unidos e depois lavar seus fundos usando criptomoedas”, disse Brian A. Benczkowski, Procurador Geral do DoJ, acrescentando:

“A Divisão Criminal e nossos parceiros na aplicação da lei vão perseguir com vigor os cibercriminosos que prejudicam o público americano, independentemente de onde esses criminosos possam residir”.

eBay, golpe e criptomoedas

Os sites usados para os falsos leilões eram plataformas populares como eBay e Craigslist, por exemplo, mas os itens anunciados não existiam.

Publicidade

Para dar mais ‘credibilidade’ e fazer com que o golpe parecesse um bom negócio, os criminosos contavam com a ajuda de fraudadores americanos (inclusive um deles já responde processo por golpe de phishing e lavagem de dinheiro com bitcoin). Eles recebiam o dinheiro da venda, convertia em criptomoedas e enviava às pessoas da quadrilha na Romênia.

Uma das táticas do cartel era fazer com o que os clientes acreditassem que eles eram militares americanos e que precisavam vender o item rapidamente.

O Procurador Robert M. Duncan comentou sobre as investigações:

“O caso vem de uma investigação de vários anos iniciada em Kentucky (estado americano), liderada pelo US Secret Service (USSS) — Serviço Secreto dos EUA —  em cooperação com vários parceiros locais, estaduais, federais e internacionais”.

O julgamento das 20 pessoas identificadas (15 romenos, quatro americanos e 1 búlgaro) terá início em 18 de junho de 2019. Outra data já agendada para dar prosseguimento é 07 de agosto de 2019, diz a nota.

Publicidade

“Esta é uma vitória compartilhada para a aplicação da lei em todo o mundo. Eu quero agradecer a mais de uma dúzia de agências de segurança em todo o mundo que nos ajudaram a investigar este caso, cada uma delas desempenhando um papel vital em seu sucesso”, disse o Diretor do USSS, Randolph D. Alles, popularmente conhecido como ‘Tex’.


Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin recua 1,2% e pane cibernética global faz surgir dezenas de memecoins

Manhã Cripto: Bitcoin recua 1,2% e pane cibernética global faz surgir dezenas de memecoins

O mercado cripto repercute o problema global com piadas e, claro, memecoins
Imagem da matéria: Musk Empire: jogo do Telegram permite que você ganhe cripto fingindo ser Elon Musk

Musk Empire: jogo do Telegram permite que você ganhe cripto fingindo ser Elon Musk

Este jogo de tap-to-earn em ascensão permite que você desenvolva e aprimore seu próprio Elon Musk antes de um airdrop de tokens
Imagem da matéria: 7 altcoins que estão superando a recuperação do mercado de criptomoedas

7 altcoins que estão superando a recuperação do mercado de criptomoedas

A temporada das altcoins está começando? Embora as criptomoedas de primeira linha estejam de lado, algumas altcoins registram ganhos impressionantes de até 11% hoje
Mão segurando celular com logo da Toncoin e no fundo ícones do Telegram

Rede TON do Telegram vai se conectar ao Ethereum via blockchain de segunda camada

Em meio ao boom dos jogos do Telegram, The Open Network está pronta para lançar uma camada 2 compatível com Ethereum em colaboração com a Polygon