Imagem da matéria: EUA prende 20 pessoas na Romênia acusadas de golpes com criptomoedas via eBay
(Foto: Shutterstock)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) extraditou 12 das 20 pessoas acusadas de fraudes online e lavagem de dinheiro com criptomoedas, segundo o órgão do governo americano divulgou na última quinta-feira (07).

De acordo com a nota, o grupo internacional de crime organizado realizava online leilões fraudulentos de vários produtos, principalmente automóveis, o que causou prejuízos de milhões de dólares a várias vítimas nos Estados Unidos.

Publicidade

O cartel internacional, formado por romenos, americanos e um búlgaro, tinha ‘sede’ na cidade de Alexandria, na Romênia. O grupo foi preso após uma operação conjunta da polícia americana e autoridades estrangeiras.

“Os réus supostamente orquestraram um esquema muito bem organizado e sofisticado para roubar dinheiro de vítimas inocentes nos Estados Unidos e depois lavar seus fundos usando criptomoedas”, disse Brian A. Benczkowski, Procurador Geral do DoJ, acrescentando:

“A Divisão Criminal e nossos parceiros na aplicação da lei vão perseguir com vigor os cibercriminosos que prejudicam o público americano, independentemente de onde esses criminosos possam residir”.

eBay, golpe e criptomoedas

Os sites usados para os falsos leilões eram plataformas populares como eBay e Craigslist, por exemplo, mas os itens anunciados não existiam.

Publicidade

Para dar mais ‘credibilidade’ e fazer com que o golpe parecesse um bom negócio, os criminosos contavam com a ajuda de fraudadores americanos (inclusive um deles já responde processo por golpe de phishing e lavagem de dinheiro com bitcoin). Eles recebiam o dinheiro da venda, convertia em criptomoedas e enviava às pessoas da quadrilha na Romênia.

Uma das táticas do cartel era fazer com o que os clientes acreditassem que eles eram militares americanos e que precisavam vender o item rapidamente.

O Procurador Robert M. Duncan comentou sobre as investigações:

“O caso vem de uma investigação de vários anos iniciada em Kentucky (estado americano), liderada pelo US Secret Service (USSS) — Serviço Secreto dos EUA —  em cooperação com vários parceiros locais, estaduais, federais e internacionais”.

O julgamento das 20 pessoas identificadas (15 romenos, quatro americanos e 1 búlgaro) terá início em 18 de junho de 2019. Outra data já agendada para dar prosseguimento é 07 de agosto de 2019, diz a nota.

Publicidade

“Esta é uma vitória compartilhada para a aplicação da lei em todo o mundo. Eu quero agradecer a mais de uma dúzia de agências de segurança em todo o mundo que nos ajudaram a investigar este caso, cada uma delas desempenhando um papel vital em seu sucesso”, disse o Diretor do USSS, Randolph D. Alles, popularmente conhecido como ‘Tex’.


Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Morre Charlie Munger, sócio de Warren Buffett que chamou Bitcoin de "veneno de rato"

Morre Charlie Munger, sócio de Warren Buffett que chamou Bitcoin de “veneno de rato”

Na última vez que falou sobre criptomoedas, Munger disse não se orgulhar dos EUA por não proibi-las como fez a China
agentes da PF

PF derruba pirâmide acusada de roubar R$ 1 bilhão em esquema de arbitragem de criptomoedas

Operação Ouranós está cumprindo nesta manhã 28 mandados de prisão e busca e apreensão; R$ 400 milhões em bens dos golpistas já foram bloqueados
Imagem da matéria: 12ª edição do SP Crypto Hub tem edição marcada pela celebração do novembro negro

12ª edição do SP Crypto Hub tem edição marcada pela celebração do novembro negro

Com o tema #Power, o evento segue com o propósito de trocar conhecimento sobre web3
Binance

“As criptomoedas não vão a lugar nenhum”: líderes da indústria reagem às notícias da Binance

A resposta da indústria à confissão de culpa de CZ e à mudança na Binance foi mista, com alguns argumentando que a notícia é positiva para os ativos digitais