EUA Estaria Confiscando Bitcoins de Iranianos

Imagem da matéria: EUA Estaria Confiscando Bitcoins de Iranianos

(Foto: Shutterstock)

O governo federal dos Estados Unidos teria confiscado cerca de 500 Bitcoins de investidores iranianos. A criptomoeda, que vem crescendo em popularidade no Irã por sua liberdade geográfica e política, estaria sendo usada para burlar as sanções impostas pelos EUA.

Embora nenhum comunicado oficial tenho sido emitido pela administração americana, a Associação de Blockchain do Irã acredita que o desaparecimento dos 500 Bitcoins em diversas contas teria sido uma reação ao uso do criptoativo para praticar comércio, contrário às sanções criadas em função do programa nuclear do Irã.

Publicidade

O presidente da Associação, Sepehr Mohammadi, disse ao jornal local Ibena que o confisco foi iniciado no último ano e ainda está em andamento.

A organização liderada por Mohammadi está em constante contato com advogados especialistas no mercado iraniano e a Força-Tarefa de Ação Financeira, especialmente após seu governo proibir a compra e venda de criptomoedas, como parte de uma série de medidas para conter a desvalorização da moeda fiduciária local, emitida pelo Banco Central do Irã.

A instituição financeira justificou sua política contrária às criptomoedas usando como argumento a falta de regulamentação bancária ou governamental, além da dificuldade em monitorar e supervisionar a tecnologia.

Sanções contra a Venezuela

Em março, o presidente dos EUA Donald Trump assinou uma ordem executiva com sanções contra a criptomoeda estatal venezuelana Petro, como mostrou o Portal do Bitcoin. Segundo ele, o criptoativo estaria sendo usado para burlar as limitações econômicas impostas contra o governo de Nicolás Maduro.

Publicidade

O documento proíbe qualquer tipo de comercialização dos americanos com a Petro. Deputados do Congresso americano consideram a criptomoeda um “crime”. O próprio presidente bolivariano, no lançamento da Petro, declarou que o criptoativo lastreado em petróleo teria como principal função superar as sanções americanas.

O governo da Venezuela declarou já ter lucrado o equivalente a US$ 5 bilhões com a Petro.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br