Buscar no site

ETHY11: ETF de Ethereum que paga dividendos é lançado na B3

ETHY11 pretende fazer pagamentos mensais aos cotistas através de uma estratégia conhecida como “covered call”

salao futuristico com moeda de ethereum gigante ao centro
Imagem criada por Decrypt com uso de IA

A gestora Buena Vista Capital lançou nesta terça-feira (16) na B3 um novo ETF de Ethereum chamado ETHY11, que oferece exposição a segunda maior criptomoeda do mundo ao mesmo tempo que distribui dividendos mensalmente aos cotistas.

O produto replica o índice DEX VettaFi NEOS Ethereum High Income, que utiliza estratégias de opções para gerar renda adicional. Ao Portal do Bitcoin, a gestora informou que o produto vai pagar um dividendo minimo de 2,5% ao mês.

Assim como o ETF COIN11 do mesmo grupo, voltado ao Bitcoin, o ETHY11 pretende fazer o pagamento através de uma estratégia conhecida como covered call (venda coberta de opções).

O ETF mantém uma posição comprada em Ethereum por meio de um ETF internacional que compõe o índice de referência. Paralelamente, vende opções de compra do ativo. Essa operação gera um prêmio — uma receita obtida pela venda das opções — que é usado para compor os proventos mensais distribuídos aos investidores.

“Nós ficamos comprados em Ethereum e, em paralelo, vendemos opção de compra. Isso protege o portfólio e gera prêmio. Lançamos opções com diferentes vencimentos e diferentes targets de yield para buscar dividendos de acordo com a volatilidade do Ethereum”, explica o fundador da Buena Vista Capital, Renato Nobile.

O funcionamento desse tipo de produto depende da existência de opções do ativo subjacente; segundo o executivo, o lançamento só ocorreu agora porque a SEC, reguladora do mercado financeiro dos EUA, aprovou opções de Ethereum recentemente.

Volatilidade do Ethereum

Segundo ele, a volatilidade elevada do Ethereum permite um potencial de retorno maior nessa estratégia. “Nosso objetivo anual é na casa de 30% porque a volatilidade do Ethereum é muito alta. Inclusive maior que a do Bitcoin. Por isso ele tende a pagar mais dividendo até do que o COIN11”, afirma Nobile.

O ETF tem aplicação mínima de R$ 100 e taxa de administração de 0,98% ao ano. Não há cobrança de come-cotas. Os proventos distribuídos são tributados em 15% na fonte, e o ganho de capital na venda de cotas é tributado em 15%, via DARF. As cotas são negociadas diariamente na B3, com presença de formador de mercado.

A empresa destaca que, assim como outros investimentos em renda variável e criptoativos, o ETHY11 está sujeito a variações significativas de preço.

Invista em Ethereum, a criptomoeda gigante que impulsiona a tecnologia do futuro. Comece no MB com a segurança de uma plataforma líder no Brasil. O seu futuro começa agora!