moeda de ethereum com bandeira dos EUA
Shutterstock

ETFs de Ethereum à vista podem ser lançados no dia 2 de julho nos EUA, ou seja, em cerca de duas semanas, segundo previsões de Eric Balchunas, analista de ETF do Bloomberg. Em um post no X na noite de sexta-feira (14), ele considerou pelo menos três fatores para o seu palpite.

O primeiro fator descrito por Balchunas é que na mesma sexta-feira os emissores de formulário S-1 à SEC receberam pedido de comentários “bem leves, nada importante”, que deverão ser respondidos em uma semana. Portanto, ele considera que os emissores não devem se complicar com o feedback e prevê que o documento chegue às mãos do regulador já na próxima semana.

Publicidade

O segundo fator declarado por Balchunas é o período de férias dos responsáveis pela movimentação desses relatórios está próximo, o que pode apressá-los a liquidar logo essa fatura.

“Boa chance de que eles trabalhem para declará-los em vigor na próxima semana e tirá-los de suas mãos na semana de férias. Qualquer coisa possível, mas este é o nosso melhor palpite a partir de agora”, escreveu o analista.

Por fim, para que os ETFs de Ethereum à vista sejam lançados no início de julho, Balchunas considerou sua experiência acerca desses eventos. Segundo ele — respondendo a um usuário no X, quando um pedido S-1 é aprovado, historicamente o produto vinculado a ele começa a ser comercializado no dia seguinte.

SEC fala sobre ETFs de Ethereum

A previsão de Eric Balchunas ocorreu um dia depois de o presidente  da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, afirmar que os formulários de registro S-1 para vários candidatos à ETFs Ethereum à vista provavelmente serão aprovados neste verão nos EUA, ou seja, entre julho e agosto, conforme as estações norte americanas.

Publicidade

A informação chegou depois que a agência aprovou os pedidos 19b-4 das bolsas de valores no final de maio para listar esses produtos. Tudo o que é necessário agora é a aprovação regulatória sobre as aplicações de emissores individuais, após o qual  ETFs de Ethereum à vista podem entrar em operação imediatamente nos Estados Unidos.

Muitos analistas — incluindo a K33 Research — esperam que os produtos à vista baseados em ETH absorvam até US$ 4 bilhões nos primeiros cinco meses, representando de 20% a 30% dos fluxos de seus produtos similares baseados em Bitcoin.

A SEC aprovou oito pedidos de ETFs de Ethereum à vista  —  formulários 19b-4, de empresas gestoras de ativos no dia 23 de maio deste ano. A aprovação dos registros S-1, portanto, são a próxima e última fase para que  antes os produtos comecem a ser negociados nas bolsas de valores.

O que são os ETFs?

ETF é um veículo de investimento popular que é negociado em uma bolsa de valores. Ele permite que investidores comprem ações que acompanham o preço de um ativo subjacente — que pode ser qualquer coisa, desde ouro e moedas estrangeiras até criptomoedas e ações de tecnologia.

Publicidade

Um ETF de Ethereum à vista — assim como um de Bitcoin — significa que um gestor de fundos cuida da compra e armazenamento das moedas digitais ETH, convidando pessoas a comprar ações que acompanham seu valor. Isso garante exposição à segunda maior criptomoeda em valor de mercado, sem ter que lidar com as questões de custódia.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Além de uma palestra de Vitalik Buterin, evento focado em Ethereum mostrou a força do Brasil na comunidade e reconhecimento como um hub na América Latina
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Ethereum, Pepe, BNB e Solana

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação