O crescimento dos ETFs focados em criptomoedas deve acelerar este ano, com uma memecoin seminal apontada como a principal candidata a liderar essa tendência.
“Em 2025, um grande gestor de ativos lançará um ETF de memecoin… Nossa aposta é na Dogecoin“, escreveu a empresa de negociação de criptomoedas Wintermute em um relatório divulgado na sexta-feira (17).
Instituições financeiras tradicionais demonstraram um interesse notável na negociação de memecoins no ano passado, com tokens baseados na Solana, como Dogwifhat (WIF), BONK (BONK) e PONKE (PONKE), impulsionando o crescimento da participação de mercado da Wintermute no mercado de balcão (OTC) de 0,3% em 2023 para 5,1% em 2024, conforme apontado no relatório.
Nenhum gestor de ativos ainda solicitou um ETF de Dogecoin nos EUA, mas Jake Ostrovskis, trader de OTC na Wintermute, manteve a previsão da empresa. Ele reconheceu, no entanto, que a declaração da Wintermute foi feita com um tom um tanto humorístico.
“O volume, no final das contas, gera interesse, que, por sua vez, impulsiona a indexação”, disse ele. “Se o setor de memecoins continuar, você pode imaginar para onde ele vai, e o nome mais líquido dentro desse [grupo] é a DOGE.”
A Dogecoin foi criada em 2013 como uma piada, parodiando a indústria com sua explícita falta de utilidade.
Desde então, foi popularizada pelo CEO de tecnologia Elon Musk. As memecoins, de forma geral, tornaram-se uma das tendências mais quentes das criptomoedas – mesmo que dependam apenas de vibes e sejam tão voláteis quanto o próprio mercado de cripto.
Entre as instituições financeiras tradicionais, os volumes de negociação de memecoins no mercado OTC aumentaram 210% de 2023 para 2024, segundo o relatório. De forma geral, as memecoins ganharam mais popularidade, representando 16% dos volumes OTC da Wintermute em 2024, comparados a 7% em 2023.
Os balcões de negociação OTC geralmente são utilizados por instituições financeiras que buscam executar transações de grande porte. No contexto das criptomoedas, eles frequentemente conseguem oferecer preços melhores aos traders por operarem em várias exchanges, em vez de apenas uma plataforma.
Conforme Ostrovskis descreveu, uma parte dos clientes da Wintermute vem de um histórico em finanças tradicionais. A fragmentação do mercado de cripto pode ser um desafio, com “tantos tokens diferentes e tantas blockchains diferentes”, disse ele.
Dogecoin e Shiba Inu representaram, respectivamente, 53,6% e 34,6% dos volumes OTC da Wintermute em 2024, mas outras moedas ganharam popularidade.
Entre as mais proeminentes estavam Dogwifhat e Pepecoin (PEPE), cujos volumes aumentaram para 1,4% e 9%, respectivamente.
Ainda assim, Ostrovskis destacou que mudanças nas narrativas dentro do mercado de cripto poderiam impactar os volumes OTC, com os clientes da Wintermute se mostrando particularmente interessados em negociar memecoins em março do ano passado e em uma “perspectiva de IA” no final do ano.
“Recebe muita atenção quando está em alta”, disse ele. “Mas, no momento, esfriou bastante.”
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.