Imagem da matéria: Espanha prende traficante do cartel de Cali que lavou dinheiro com criptomoedas
Início da operação de busca e apreensão da Polícia Nacional da Espanha (Imagem: Polícia Nacional da Espanha)

A Polícia Nacional espanhola apreendeu em Málaga prendeu um narcotraficante colombiano que lavava dinheiro com criptomoedas provenientes de tráfico de drogas. Conforme foi divulgado em informe oficial do Corpo Nacional de Polícia da Espanha, uma operação conjunta com a polícia holandesa em colaboração com a Agência Tributária do país conseguiu deter um famoso traficante do cartel de Cali.

O homem, cuja identidade não foi revelada, atuava na Europa e se sediava na Holanda, representando o cartel de Cali que está conectado a múltiplos alvos de investigação da INTERPOL.

Publicidade

As criptomoedas foram o recurso que o criminoso utilizou para lavar dinheiro, cerca de 6.000.0000 de euros. A provável origem do dinheiro processado seria do tráfico de cocaína, conforme informou autoridades.

Foram 15 cartões de crédito com acesso a contas de criptomoedas apreendidos, dentre outros bens de luxo, 85 mil euros em dinheiro e aparelhos eletrônicos como computadores e smartphones que o traficante utilizava em suas operações.

Conforme o comunicado, trata-se de uma operação conjunta entre as polícias dos dois países:

“Este é um proeminente narcotraficante holandês, de origem colombiana, a quem se atribui a lavagem de capital em grande escala, estimando que poderia ter movimentado mais de 6.000.000 de euros em criptomoedas, em dinheiro do narcotráfico.”

O resultado dessa operação vem na realidade de esforços conjuntos que datam desde 2018, quando os primeiros indícios de um grupo criminoso narcotraficante em Málaga surgiram.

Publicidade

As investigações levaram as autoridades à detectarem que as atividades ilegais estavam se transformando a fim de apagar seus traços: 

“O detido utilizou criptomoedas e veio criar uma empresa dedicada a comercializá-las. As autoridades holandesas calcularam que poderia ter movimentado mais de 6.000.000 de euros com este tipo de moeda e não teria declarado esses movimentos às autoridades fiscais holandesas, pois existem indícios da origem ilícita deste dinheiro”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Grayscale lança fundo para oferecer exposição  a protocolos que conectam blockchain e IA

Grayscale lança fundo para oferecer exposição a protocolos que conectam blockchain e IA

“Os protocolos de IA baseados em blockchain incorporam descentralização, acessibilidade e transparência”, diz Grayscale
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Ethereum, Pepe, BNB e Solana

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação
Imagem da matéria: Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mais de uma década após a maior exchange de Bitcoin do mundo ser hackeada, os credores da Mt. Gox finalmente receberão seus reembolsos; aqui está o que aconteceu
Imagem da matéria: Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Um projeto na Aldeia Gamir, na Floresta Amazônica, tem como objetivo promover a alfabetização digital de indígenas da etnia Paiter-Suruí