Imagem da matéria: Erro faz corretora bloquear para sempre criptomoedas de clientes
(Foto: Shutterstock)

Um único erro no setor de finanças descentralizadas (ou DeFi, na abreviatura em inglês) pode ter resultados permanentes e muito caros — conforme descobriram os criadores de um protocolo desenvolvido na Solana esta semana.

A corretora descentralizada (ou DEX) para a negociação de opções OptiFi anunciou na segunda-feira (29) que havia acidentalmente fechado seu programa na rede principal da Solana, ou seja, todos os fundos na aplicação agora estão inacessíveis – para sempre.

Publicidade

O prejuízo? Um total de aproximadamente de US$ 661 mil na stablecoin USDC.

“Fizemos uma atualização ao nosso código de programação na Solana, então nosso implementador tentou atualizar o programa da OptiFi na rede principal do Solana”, afirmou a equipe em um relatório post-mortem.

“Porém, acidentalmente usamos o comando ‘fechar programa Solana’, fazendo com que nosso programa da OptiFi na rede principal fosse infelizmente fechado.”

A OptiFi prometeu reembolsar os fundos de todos os usuários, mas afirmou que cerca de 95% dos fundos em criptomoedas inacessíveis eram mantidos por um membro da equipe.

O processo de reembolso levará duas semanas para ser finalizado, afirmou a equipe. Na publicação, os criadores detalharam o processo pelo qual seus desenvolvedores acidentalmente bloquearam o acesso ao programa.

Publicidade

“A equipe da OptiFi irá aprender com essa difícil lição e continuar desenvolvendo para todos que confiam em nós”, tuitou. “[Nossas sinceras] desculpas a todos os usuários [que] colocaram fé em nós e foram afetados por nossos erros.”

Evitando novos erros

Embora a equipe da OptiFi tenha tomado responsabilidade pelo erro que resultou no bloqueio permanente do programa, também ofereceu sugestões aos desenvolvedores principais da Solana para ajudar outros a evitarem um destino similar.

A equipe quer mais documentações oficiais sobre o comando “fechar programa Solana”, além de uma etapa extra de confirmação para que desenvolvedores de aplicações confirmem a solicitação.

A OptiFi — que havia acabado de ser lançada na rede principal este mês — aparentemente planeja implementar uma nova versão de seu programa e afirmou que irá usar um programa de “supervisão por pares” para garantir que pelo menos três pessoas estejam envolvidas em qualquer futura ação na blockchain.

Publicidade

Segundo a publicação, a equipe espera que tal sistema minimize ações impacientes e novos erros.

“Toda implementação precisa de um processo rigoroso e o ponto único de falha pode ser evitado”, afirmou a equipe da OptiFi. “Por favor, não tenham pressa como nós, principalmente projetos DeFi.”

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Joe Biden posa para foto

Biden vira sobre Kamala: mercados de criptomoedas esperam que o presidente seja indicado

Apostadores de criptomoedas no popular mercado de previsões Polymarket novamente favorecem Joe Biden como candidato dos democratas
Imagem da matéria: Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta segunda (15)

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta segunda (15)

Procurando o combo diário e o código cifrado de segunda-feira, 15 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no jogo Hamster Kombat do Telegram
Celular mostra logotipo da memecoin BONK

Memecoins da Solana Bonk e Billy disparam em meio à queda do mercado

Movimentos significativos foram feitos no mercado, transformando a BONK na maior memecoin de Solana e o Gigachad o maior vencedor semanal
Ilustração mostra sinal triangular de alerta vermelho e anzol simulando golpe de phishing

Compound, um dos maiores serviços DeFi, tem site invadido por hackers

O site da Compound Finance foi substituído por uma página de phishing que tenta roubar criptomoedas dos clientes