Equipe de Trump considera primeiro cargo cripto da Casa Branca

Um ‘czar das criptomoedas’ sob o comando do presidente eleito Donald Trump pode ter grandes implicações para o setor de ativos digitais
Donald trump é fotografo sorrindo em evento

Shutterstock

Donald Trump e sua equipe de transição estão discutindo ativamente a possibilidade de criar um cargo de tempo integral na Casa Branca focado em políticas de criptomoedas, de acordo com um relatório publicado na quarta-feira (20) pelo Bloomberg. Se criado, o cargo constituiria a primeira função dedicada ao setor cripto de nível Casa Branca.

Presidentes rotineiramente nomeiam “czares”  — pessoas com grande poder ou influência numa determinada área — para focar em questões específicas e de alta prioridade, que vão desde mudanças climáticas a segurança de fronteira.

Publicidade

Colocar um czar cripto na Casa Branca de Trump daria à indústria de ativos digitais uma vantagem que ela nunca desfrutou: uma pessoa de contato para discutir prioridades da indústria, que consistentemente teria a atenção do presidente.

De acordo com o relatório, embora uma decisão ainda não tenha sido tomada sobre a criação de tal função, membros da equipe de Trump discutiram a possibilidade com vários líderes do setor.

Na terça-feira (19), Trump teria se encontrado com o ex-CEO da Binance.US, Brian Brooks, na propriedade do presidente eleito em Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida. Brooks, o ex-controlador interino da moeda (OCC), bem como ex-diretor jurídico da Coinbase, é apontado como candidato para comandar a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

No início desta semana, Trump também falou com o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, segundo a reportagem.

Promessas de Trump

Durante sua campanha presidencial, Trump fez uma série de promessas relacionadas a criptomoedas, desde o fim da “repressão às criptomoedas” da SEC até o estabelecimento de uma reserva estratégica federal de Bitcoin.

Publicidade

No entanto, ele ainda não nomeou nenhum defensor das criptomoedas para cargos em sua administração que tenham influência significativa sobre a regulamentação do setor.

Na terça, Trump nomeou Howard Lutnick — um conhecido defensor do Bitcoin e da Tether — para comandar o Departamento de Comércio dos EUA.

O Secretário do Comércio, no entanto, tem pouco ou nada a ver com a regulamentação de ativos como criptomoedas, em contraste com o cargo de Secretário do Tesouro, que Lutnick supostamente cobiçava.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.