Donald trump é fotografo sorrindo em evento
Shutterstock

Donald Trump e sua equipe de transição estão discutindo ativamente a possibilidade de criar um cargo de tempo integral na Casa Branca focado em políticas de criptomoedas, de acordo com um relatório publicado na quarta-feira (20) pelo Bloomberg. Se criado, o cargo constituiria a primeira função dedicada ao setor cripto de nível Casa Branca.

Presidentes rotineiramente nomeiam “czares”  — pessoas com grande poder ou influência numa determinada área — para focar em questões específicas e de alta prioridade, que vão desde mudanças climáticas a segurança de fronteira.

Publicidade

Colocar um czar cripto na Casa Branca de Trump daria à indústria de ativos digitais uma vantagem que ela nunca desfrutou: uma pessoa de contato para discutir prioridades da indústria, que consistentemente teria a atenção do presidente.

De acordo com o relatório, embora uma decisão ainda não tenha sido tomada sobre a criação de tal função, membros da equipe de Trump discutiram a possibilidade com vários líderes do setor.

Na terça-feira (19), Trump teria se encontrado com o ex-CEO da Binance.US, Brian Brooks, na propriedade do presidente eleito em Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida. Brooks, o ex-controlador interino da moeda (OCC), bem como ex-diretor jurídico da Coinbase, é apontado como candidato para comandar a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

No início desta semana, Trump também falou com o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, segundo a reportagem.

Promessas de Trump

Durante sua campanha presidencial, Trump fez uma série de promessas relacionadas a criptomoedas, desde o fim da “repressão às criptomoedas” da SEC até o estabelecimento de uma reserva estratégica federal de Bitcoin.

Publicidade

No entanto, ele ainda não nomeou nenhum defensor das criptomoedas para cargos em sua administração que tenham influência significativa sobre a regulamentação do setor.

Na terça, Trump nomeou Howard Lutnick — um conhecido defensor do Bitcoin e da Tether — para comandar o Departamento de Comércio dos EUA.

O Secretário do Comércio, no entanto, tem pouco ou nada a ver com a regulamentação de ativos como criptomoedas, em contraste com o cargo de Secretário do Tesouro, que Lutnick supostamente cobiçava.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin atinge menor preço desde novembro; Ethereum, XRP e Solana despencam

Bitcoin atinge menor preço desde novembro; Ethereum, XRP e Solana despencam

O temor em relação às taxas de juros parece ter impactado os mercados financeiros hoje, com o Bitcoin chegando a cair para US$ 89 mil
Imagem da matéria: Alexandre de Moraes derruba decisão que havia anulado provas no caso Sbaraini

Alexandre de Moraes derruba decisão que havia anulado provas no caso Sbaraini

Ministro do STF aponta que corte já definiu como legais os compartilhamentos de relatórios financeiros e acolhe pedido da PGR no caso Sbaraini
Cynthia Lummis, senadora do estado americano de Wyoming

Cynthia Lummis vai liderar o 1º subcomitê de criptomoedas do Senado dos EUA

Um subcomitê similar já existe na Câmara dos Representantes, que também passa por mudanças de liderança
Imagem da matéria: Mark Uyeda, defensor das criptomoedas, é nomeado presidente interino da SEC

Mark Uyeda, defensor das criptomoedas, é nomeado presidente interino da SEC

Com a volta de Donald Trump à Casa Branca e a saída do ex-presidente da SEC, Gary Gensler, que era contra as criptomoedas, o comissário Mark Uyeda está assumindo o cargo