Golpe
Shutterstock

A PeckShield, empresa especializada em análise de dados e segurança de blockchain, afirmou na noite de terça-feira (19) em um post no Twitter que detectou indícios de golpe em dois protocolos de Finanças Descentralizadas (DeFi), Raccoon Network ($RAC) e Freedom Protocol ($FREE), seguindo dados on-chain no blockchain da Binance (BscScan).

Conforme descrito na publicação, a PeckShield diz que “os golpistas já desviaram mais de US$ 20 milhões em BUSD” — sigla da stablecoin Binance Dolar. No tweet, a PeckShield divulgou dois endereços de carteiras da rede Binance Smart Chain e um print das transações.

Publicidade

Publicações no Twitter revelam que os dois protocolos têm negócios em comum em andamento, como um investimento da Freedom no sistema da Raccoon, supostamente focado em projetos Metaverso e Web3. No site do Freedom Protocol, a empresa afirma fornecer em staking um rendimento anual de “183.395,2%”.

A oferta e as transferências milionárias para outras carteiras sugerem que os investidores dos tokens $RAC e $FREE podem estar correndo risco de ficar em um sistema sem liquidez, ou até mesmo de caírem em um golpe conhecido como ‘rug pull’ (puxada de tapete), que é quando os criadores de um projeto limpam a conta de um protocolo DeFi e somem das redes sociais.

Esse tipo de golpe ainda ocorre com frequência, apesar dos inúmeros relatos de vítimas desse ato fraudulento nos últimos dois anos. Em 2021, por exemplo, o mercado de NFTs gerou US$ 25 bilhões em vendas, levando o setor ao mainstream e, por consequência disso, vários hackers aproveitaram o momento para lançar novos golpes que pegam principalmente os iniciantes do setor cripto.

Ambos projetos não refutaram as afirmações da PeckShield até o fechamento deste texto, mesmo a empresa ter marcado seus perfis no tweet. As últimas publicações na rede social, tanto da Freedom quanto da Raaccon, foram feitas no último domingo (17).

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Os maiores tokens de jogos lançados em 2024 – até agora

O Notcoin aparece na lista dos maiores tokens de jogos deste ano, ao lado de Pixels, Portal, Saga e muito mais