Moeda de Bitcoin à frente de bandeira da Bolívia
Shutterstock

O governo da Bolívia comunicou na quarta-feira (26) a anulação da Lei nº 144/2020 que impedia a livre comercialização de criptomoedas como o Bitcoin no país, passando a permitir a partir de agora a oferta de serviços cripto por instituições financeiras. O anúncio foi feito no mesmo dia em que ocorreu uma tentativa de golpe de Estado contra o governo de Luis Arce, liderada pelo general Juan José Zúñiga, ex-comandante do Exército da Bolívia.

“O Banco Central da Bolívia (BCB) comunica ao público que mediante Resolução N°082/2024, de 25 de junho de 2024, passa a ficar sem efeito a Resolução N°144/2020, de 15 de dezembro de 2020, habilitando, desta forma, o uso de canais e Instrumentos Eletrônicos de Pagamentos (IEP) para operações de compra e venda de Ativos Virtuais”, diz o comunicado.

Publicidade

De acordo com o BCB, a decisão foi tomada em conjunto com a Autoridade de Supervisão do Sistema Financeiro (ASFI) e Unidade de Investigações Financeiras (UIF), considerando recomendações do Grupo Latino-Americano de Ação Financeira (GAFILAT) acerca de Serviços de Ativos Virtuais (PSAV) em sintonia com “a política pública que se define no contexto boliviano”.

“Este marco fornecerá à população um mecanismo adicional que irá cooperar com o fortalecimento das atividades financeiras e comerciais”, afirmou o presidente do BCB, Edwin Rojas Ulo.

(Fonte: Banco Central da Bolívia)

Tentativa de golpe na Bolívia

Na quarta-feira (26), a sede do governo boliviano em La Paz se deparou com uma movimentação anormal de militares, o que fez com que o presidente Arce ligasse a chave de alerta para um possível golpe de Estado — tanques e tropas foram colocados em frente ao Palácio Quemado, na Praça Murillo, segundo informações do UOL.

A porta de entrada do palácio foi destruída e então houve uma invasão, reprovada imediatamente pelo presidente Luis Arce, que ordenou que o general desmobilizasse as tropas por “mobilização irregular” e em seguida o denunciou. Nesse meio tempo, o ex-presidente Evo Morales convocou uma mobilização nacional sustentando que se tratava de uma tentativa de golpe de estado.

Publicidade

De acordo com o site, Zúñiga, que havia sido exonerado no dia anterior depois de uma série de ameaças contra Morales, foi preso no início da noite de ontem enquanto o presidente Luis Arce nomeava três novos chefes para as Forças Armadas da Bolívia.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB lança primeiro token de financiamento de educação executiva do mercado, com rendimentos futuros de até 2,5 vezes o valor investido

MB lança primeiro token de financiamento de educação executiva do mercado, com rendimentos futuros de até 2,5 vezes o valor investido

Os investidores tiveram a oportunidade de apoiar a carreira profissional e investir no seu potencial de desenvolvimento
Imagem da matéria: Ethereum em staking alcança 27% do suprimento com o início das negociações de ETF se aproximando

Ethereum em staking alcança 27% do suprimento com o início das negociações de ETF se aproximando

“Definitivamente, não precisamos de tanto ETH em staking,” disse o proeminente pesquisador de Ethereum Evan Van Ness ao Decrypt
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

ETFs de Ethereum na semana que vem? Veja a projeção de quando os fundos devem estrear nos EUA

Mercado aguarda ansioso desde maio pela estreia dos ETFs de Ethereum à vista nos EUA
Fotos dos equipementos de mineração de criptomoedas operados com furto de eletricidade em Canela, RS

Casal tem carros e dinheiro apreendidos em ação contra mineração clandestina de criptomoedas

Seis veículos e uma quantia em dinheiro foram apreendidos de um casal preso no mês passado por roubo de energia para minerar criptomoedas