Imagem da matéria: Dropbox encerra plano de armazenamento ilimitado e joga a culpa em criptomoeda
Shutterstock

O Dropbox, o popular serviço de armazenamento em nuvem utilizado por mais de 18 milhões de usuários pagantes em todo o mundo, anunciou o fim do de seu programa de armazenamento ilimitado.

Detalhando a lógica por trás da mudança, a empresa disse que a decisão vem em resposta ao crescente uso indevido da oferta, onde os clientes têm aproveitado suas assinaturas Advanced para fins não relacionados ao uso comercial, como criptografia.

Publicidade

O Dropbox citou especificamente como exemplos dessa tendência o token nativo da blockchain Chia (XCN) e até mesmo revenda de armazenamento.

“Observamos que clientes como esses frequentemente consomem milhares de vezes mais armazenamento do que nossos clientes empresariais genuínos, o que corre o risco de criar uma experiência não confiável para todos os nossos clientes”, disse o Dropbox.

“É importante ressaltar que nossa política para Advanced sempre foi fornecer tanto armazenamento quanto necessário para administrar um negócio ou organização legítima, e não fornecer armazenamento ilimitado para qualquer caso de uso.”

Culpa da criptomoeda “verde”

Desenvolvido pelo criador do BitTorrent, Bram Cohen, e apoiado por grandes patrocinadores, incluindo Andreessen Horowitz e Galaxy Digital, Chia é uma criptomoeda projetada como uma alternativa ecologicamente correta aos tokens tradicionais como o Bitcoin.

Publicidade

Ele usa um algoritmo de consenso chamado “Prova de Espaço e Tempo” que depende da alocação de espaço de armazenamento do computador pelos participantes, em vez de poder computacional, com o objetivo de reduzir o consumo de energia associado à mineração de criptomoedas.

Os representantes da Chia não responderam imediatamente ao pedido de comentários do Decrypt.

Dropbox apresenta novos planos

A nova oferta do Dropbox agora envolve uma nova estrutura de alocação de armazenamento para clientes que adquirem o plano Dropbox Advanced com três licenças ativas, começando com um espaço de armazenamento compartilhado de 15 terabytes (TB), que a empresa equivale a aproximadamente 100 milhões de documentos, 4 milhões de fotos ou 7.500 horas de vídeo HD. Cada licença ativa adicional fornecerá 5 TB de armazenamento.

Para a maioria dos clientes Advanced que usam menos de 35 TB de armazenamento por licença (mais de 99% dos usuários), a quantidade de armazenamento existente permanecerá inalterada, complementada por um crédito adicional de armazenamento em pool de 5 TB por cinco anos sem custo extra.

Aqueles que usam 35 TB ou mais por licença podem manter sua cota de armazenamento atual, até um máximo de 1.000 TB, sem taxas adicionais, disse o Dropbox.

Publicidade

A transição para a nova política de armazenamento está planejada para 1º de novembro, e o Dropbox se compromete a fornecer um aviso mínimo de 30 dias antes da migração agendada de cada cliente.

O Dropbox não é a única empresa a emitir mudanças políticas semelhantes nos últimos meses.

A mudança para encerrar o armazenamento ilimitado reflete a decisão do Google depois de descontinuar o serviço para usuários de seu plano Workspace de nível mais alto. A Microsoft também proibiu discretamente a mineração de criptografia de seus serviços online no final do ano anterior.

É possível que alguns usuários insatisfeitos com as ofertas dos dois gigantes de TI tenham migrado para o Dropbox por causa de seus limites de armazenamento mais generosos.

No entanto, com o Dropbox agora também restringindo sua opção de armazenamento ilimitado, aqueles que buscam armazenamento expansivo podem precisar explorar outros serviços que se alinhem com suas necessidades.

VOCÊ PODE GOSTAR
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
Imagem da matéria: 5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

Quando o token NOT será lançado? Qual o futuro para a Notcoin? É melhor fazer stake dos tokens? Preparamos um resumo para você
Imagem da matéria: As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

Enquanto outras empresas gastam milhões em candidatos pró-cripto, Joe Lubin diz ao Decrypt que a Consensys resistiu ao impulso
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum abrem em queda e BlackRock supera Grayscale em número de BTC sob custódia

Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum abrem em queda e BlackRock supera Grayscale em número de BTC sob custódia

ETF de Bitcoin da BlackRock agora detém mais BTC do que sua rival, a tradicional Grayscale Bitcoin Trust