Donald Trump não menciona Bitcoin e criptomoedas em discurso de posse

Ainda há expectativas de que Trump emita ordens executivas direcionadas ao mercado cripto nos primeiros dias de seu governo
Imagem da matéria: Donald Trump não menciona Bitcoin e criptomoedas em discurso de posse

Donald Trump foi reeleito presidente dos EUA (Foto: Shutterstock)

Na tarde desta segunda-feira (20), Donald J. Trump tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos e, para a decepção de parte dos investidores, não fez qualquer menção ao Bitcoin ou a outras criptomoedas em seu discurso inaugural, embora tenha destacado seu compromisso em fomentar a inovação.

“Não há nação como a nossa nação”, disse Trump. “Os americanos são exploradores, construtores, inovadores, empreendedores e pioneiros. O espírito da fronteira está gravado em nossos corações.”

Publicidade

Trump concentrou seu discurso em temas que ganharam destaque ao longo de sua campanha, como imigração ilegal e liberdade de expressão, além de alfinetar a gestão anterior de Joe Biden.

A comunidade cripto já estava cética quanto à menção de cripto no discurso de Trump uma vez que o tópico não estava listado em um documento intitulado “Prioridades da América em Primeiro Lugar do Presidente Trump”, que foi compartilhado por seu escritório da secretaria de imprensa e divulgado pelo Punchbowl News.

O preço do Bitcoin reagiu ao acontecimento com queda. Apesar de ter iniciado o dia alcançando um novo recorde de US$ 108.786, impulsionado pela expectativa de um possível endosso às criptomoedas por parte de Trump — que ganhou ainda mais força após o lançamento de sua nova memecoin oficial no fim de semana —, o ativo passou a recuar logo após o término do discurso do presidente.

Por volta das 16h30, o Bitcoin enfrenta uma queda de 2% no dia, que diminui seu preço atual para US$ 103.100. A maioria das criptomoedas do mercado seguem o exemplo e também estão em queda, com o impacto maior sendo visto nos gráficos de Ethereum (-2,7%), Solana (-9,4) e Dogecoin (-9,2%).

Publicidade

De toda forma, ainda há expectativas de que Trump crie ordens executivas voltadas ao mercado cripto nos seus primeiros dias de governo, sendo a mais importante e aguardada a possível implementação de uma reserva estratégica de Bitcoin.

Outras ações também poderão incluir a criação de um conselho cripto formado por CEOs de empresas da área, bem como a revogação da controversa orientação SAB 121 da SEC, que exige que custodiante de criptomoedas classifiquem ativos custodiados como passivos em seus balanços.