Imagem da matéria: Donald Trump não menciona Bitcoin e criptomoedas em discurso de posse
Donald Trump foi reeleito presidente dos EUA (Foto: Shutterstock)

Na tarde desta segunda-feira (20), Donald J. Trump tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos e, para a decepção de parte dos investidores, não fez qualquer menção ao Bitcoin ou a outras criptomoedas em seu discurso inaugural, embora tenha destacado seu compromisso em fomentar a inovação.

“Não há nação como a nossa nação”, disse Trump. “Os americanos são exploradores, construtores, inovadores, empreendedores e pioneiros. O espírito da fronteira está gravado em nossos corações.”

Publicidade

Trump concentrou seu discurso em temas que ganharam destaque ao longo de sua campanha, como imigração ilegal e liberdade de expressão, além de alfinetar a gestão anterior de Joe Biden.

A comunidade cripto já estava cética quanto à menção de cripto no discurso de Trump uma vez que o tópico não estava listado em um documento intitulado “Prioridades da América em Primeiro Lugar do Presidente Trump”, que foi compartilhado por seu escritório da secretaria de imprensa e divulgado pelo Punchbowl News.

O preço do Bitcoin reagiu ao acontecimento com queda. Apesar de ter iniciado o dia alcançando um novo recorde de US$ 108.786, impulsionado pela expectativa de um possível endosso às criptomoedas por parte de Trump — que ganhou ainda mais força após o lançamento de sua nova memecoin oficial no fim de semana —, o ativo passou a recuar logo após o término do discurso do presidente.

Por volta das 16h30, o Bitcoin enfrenta uma queda de 2% no dia, que diminui seu preço atual para US$ 103.100. A maioria das criptomoedas do mercado seguem o exemplo e também estão em queda, com o impacto maior sendo visto nos gráficos de Ethereum (-2,7%), Solana (-9,4) e Dogecoin (-9,2%).

Publicidade

De toda forma, ainda há expectativas de que Trump crie ordens executivas voltadas ao mercado cripto nos seus primeiros dias de governo, sendo a mais importante e aguardada a possível implementação de uma reserva estratégica de Bitcoin.

Outras ações também poderão incluir a criação de um conselho cripto formado por CEOs de empresas da área, bem como a revogação da controversa orientação SAB 121 da SEC, que exige que custodiante de criptomoedas classifiquem ativos custodiados como passivos em seus balanços. 

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração de moeda da pump.fun

Memecoins caem 10% após Pump.fun revelar que não fará airdrop

O cofundador da Pump.fun disse que o objetivo é garantir que seja um airdrop significativo e bem executado
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Faraó do Bitcoin tenta voltar ao Rio, mas juiz decide mantê-lo preso no Paraná

Advogados de Glaidson Acácio dos Santos, o Faraó do Bitcoin, argumentaram bom comportamento para tentar levá-lo para Bangu 1, mas pedido foi negado
Donald Trump, presidente dos EUA, é fotografado

Trump sanciona GENIUS Act e inicia integração das criptomoedas com a economia dos EUA

“Prometi que traríamos de volta a liberdade e a liderança americanas, e faríamos dos EUA a capital mundial das criptomoedas”, disse Trump
Mao com luva grossa tocando em fio de caixa de eletricidade

Sindicato dos Eletricistas do México é acusado de roubar energia para minerar Bitcoin

A Frente Amplio de Unidad acusa dirigentes da entidade de roubar energia em ao menos cinco unidades para minerar criptomoedas