Imagem da matéria: Dominância da criptomoeda Tether cai com o surgimento de novas stablecoins
Foto: Shutterstock

A dominância do USTD da Tether, criada para servir como moeda estável no mercado de criptomoedas, perdeu 20% de sua dominância entre os criptoativos com a mesma característica.

No início deste ano, o USTD comandava 94% no mercado e agora esse número caiu para 74%, segundo dados do mês de novembro divulgados pela empresa de pesquisas financeiras Diar.

Publicidade

O principal motivo é o surgimento de novas stablecoins, como Paxos, TrueUSD, e USDCoin, por exemplo.

No entanto, 74% ainda são três quartos do mercado, o que é bastante significativo e demonstra o valor de ser a primeira entre as moedas estáveis a obter um valor de mercado que muitos desejariam, que é de cerca de US$ 2 bilhões.

Com o novo conceito de criptomoedas, as stablecoins começaram a chamar a atenção de importantes exchanges, como a Binance, por exemplo, que logo tomou a ação de introduzir mudanças na plataforma para receber os novos criptoativos.

No Twitter, o Diar publicou:

No início do ano eram apenas três stablecoins, com a Tether detendo 94% da oferta. A disputa aumentou com pelo menos oito novos competidores, reduzindo o domínio de Tether para 74% no final de novembro.

Segundo o Bitcoinist, a Tether, mesmo tanta controvérsia no mercado devido a supostos uso dos criptoativos na manipulação de preços, é, contudo, uma resposta para um problema que ninguém havia pensado antes, pois sua volatilidade é moderada.

Publicidade

Isto posto, as moedas estáveis estão rapidamente se tornando um elemento permanente no espaço das criptomoedas à medida que mais investidores ingressam no mercado.

Agora é esperar para ver como vai ficar essa grande dominância do USDT a cada stablecoin que entrar na briga.

Crescimento de outras stablecoins

Junto com o enfraquecimento da Tether, outras stablecoins começam a ganhar destaque.

Mais recentemente, a Coinbase, em conjunto com a CENTER, criou o USD Coin (USDC).

A Huobi também entrou no movimento para tentar controlar flutuação e criou a HUSD.

As outras moedas estáveis que estão em evolução são a PAX, da Paxos, o TUSD da TrustToken, o USDC da Circle e a stablecoin da Gemini, o GUSD.

Dentre as mais antigas, além do Tether (criado em 2015), estão BitUSD, da BitShares e Dai, baseado no MarketDAO.

Tether sob investigação

No mês passado surgiu a notícia de que o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) tem se esforçado em uma investigação sobre manipulação do mercado de criptomoedas a partir da Tether — se o criptoativo já foi usado para aumentar artificialmente os preços do Bitcoin.

Publicidade

Um dos pontos investigados é como a Tether emite novos tokens e por que a maioria deles entra no mercado via Bitfinex, a ‘exchange-mãe’ da stablecoin.

A apuração deu-se após as alegações feitas em um artigo, em junho deste ano, pelo professor da Universidade do Texas John Griffin e Amin Shams.

Eles sugeriram que a negociação em Tether mostra um padrão de sustentação e manipulação do Bitcoin.

Ultimamente, traders e especialistas têm alegado que a Tether está acostumada a comprar Bitcoin em momentos cruciais, quando o seu preço cai expressivamente, uma tese que foi rejeitada pelo diretor executivo da empresa, JL van der Velde.

Na ocasião, ele defendeu a instituição.

“A Tether Limited está registrada na Rede de Combate a Crimes Financeiros do Departamento do Tesouro dos EUA e mantém os mais altos padrões de procedimentos de AML/CFT (siglas das medidas antilavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo). O USDT no mercado é totalmente garantido por dólares americanos que são depositados com segurança em nossas contas bancárias”.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração do jogo tap to earn do Telegram Rocky

Rocky Rabbit: conheça o jogo do Telegram e veja o Combo e Enigma desta segunda (26)

Você pode ganhar milhões de moedas grátis no jogo Rocky Rabbit no Telegram
Celular com o logo da CVM e notebook aberto no site da Comissãod e Valores Mobiliários

Criptoativos e finanças digitais são tema da Semana Mundial do Investidor promovida pela CVM

A World Investor Week é uma campanha global de proteção e educação dos investidores
Imagem da matéria: Polygon migra hoje MATIC para POL: veja tudo o que você precisa saber

Polygon migra hoje MATIC para POL: veja tudo o que você precisa saber

Polygon está mudando seu token nativo para POL, um passo em direção ao uso do token versátil em transações em seu ecossistema
CEO do Telegram, Pavel Durov posa para foto

Criador do Telegram sai da prisão para interrogatório em tribunal na França

Um promotor de Paris disse que Pavel Durov, criador do Telegram, enfrentará um “interrogatório inicial e possível acusação” em um tribunal na capital francesa