Imagem da matéria: Diretor de ‘sindicato’ de bancos centrais chama criptomoedas de esquema Ponzi

Desde que os valores das criptomoedas começaram a cair, o tom das críticas começou a subir. O último ataque às moedas digitais veio do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS, na sigla em inglês), uma organização internacional composta por bancos centrais de 55 países, entre eles o Brasil.  

“As autoridades devem se preparar para agir contra a invasão das criptomoedas para proteger consumidores e investidores”, disse o diretor geral do BIS, Agustín Carstens.

Publicidade

O comunicado enviado pela organização trata de uma palestra feita por Carstens em Frankfurt, na Alemanha, cujo título era “Dinheiro na era digital: qual é o papel dos bancos centrais?”.

Bolha e esquema Ponzi

“Nova tecnologia não é a mesma coisa que uma tecnologia ou economia melhor”, disse. “Este é claramente do caso do Bitcoin: embora talvez fosse pretendido como um sistema de pagamento alternativo sem envolvimento do governo, se tornou uma combinação de bolha com esquema Ponzi e um desastre para o ambiente”.

O motivo para as críticas, segundo o burocrata, são as grandes variações de preços, o alto custo de transação e a falta de proteção para os consumidores e investidores. Ao contrário do que os entusiastas vêm pregando, ele afirmou que a moeda digital é inadequada para ser usada tanto como meio de pagamento quanto de reserva de valor.

Mais controle

A única concessão feita no comunicado foi ao dizer que as novas tecnologias guardam uma grande promessa de criar sistemas de pagamentos mais eficientes. Mas em seguida volta à carga ao reafirmar que as autoridades têm o dever de assegurar que as criptomoedas não se tornem uma ameaça à estabilidade financeira.

Publicidade

Mesmo as moedas digitais que prometem atrelar o valor ao dólar não se salvam, numa referência velada a Tether. Carstens afirma que os bancos centrais devem assegurar que elas não se tornem “parasitas da infraestrutura institucional do sistema financeiro”.

Por fim, o diretor do BIS voltou a defender um controle mais severo. “Mesmos riscos, mesma regulação. Não deve haver exceções”, afirmou

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: CAPTCHA de Doom transforma segurança online em um desafio de pesadelo de extermínio de demônios

CAPTCHA de Doom transforma segurança online em um desafio de pesadelo de extermínio de demônios

Lançado em 1993 pela id Software, Doom conta a história de um fuzileiro espacial que luta para atravessar uma instalação de pesquisa em Marte
Imagem da matéria: Qual plataforma cria os melhores agentes de IA? Testamos o ChatGPT, Claude, Gemini e mais

Qual plataforma cria os melhores agentes de IA? Testamos o ChatGPT, Claude, Gemini e mais

Uma comparação prática de cinco plataformas líderes revela qual é a melhor para hospedar seus futuros agentes de IA em cenários do dia a dia