A China pode não reconhecer o bitcoin como uma moeda legal, mas parece ter uma visão clara de uma alternativa emitida pelo estado.
Em uma reunião organizada pela União Internacional de Telecomunicações nesta semana, Yao Qian, diretor do Instituto de Pesquisas de Moedas Digitais do Banco Central da China (PBoC), teria se vangloriado do potencial de uma moeda digital estatal, sugerindo que existe um inerente falta de valor ancorando em criptomoedas como o bitcoin.
De acordo com um relatório da Yicai, Yao também definiu uma moeda digital emitida pelo estado como uma forma de estabilizar a moeda fiat doméstica, melhorando assim o status financeiro do país.
Embora a publicação tenha deixado claro que os comentários de Yao refletiram suas próprias opiniões, as observações revelam, no entanto, como o país pode optar por direcionar o desenvolvimento futuro de moedas digitais.
Yao disse aos participantes:
O valor das criptomoedas, como o bitcoin, vem principalmente da especulação do mercado. Será um desastre para reconhecê-lo como uma moeda real. E a falta de valor ancorante determina inerentemente que bitcoin nunca pode ser real.
Lançado pelo banco central da China em junho deste ano, o Instituto de pesquisa em moedas digitais concentra-se em pesquisa e desenvolvimentos relacionados à moeda digital baseada em blockchain. Atualmente chefe do instituto, Yao também atuou como vice-diretor do departamento de tecnologia do PBoC.
Críticas
Em outro lugar, Qian teve mais críticas para o bitcoin.
Em mais uma declaração, ele foi citado como dizendo que a natureza deflacionária dos sistemas econômicos que utilizam a tecnologia poderia ser um obstáculo ao seu sucesso. “Um limite total de 21 milhões, como bitcoin, cujo suprimento atual também se reduz a cada quatro anos, está realmente retrocedendo ao longo da evolução da moeda”, disse ele.
Yao continuou a argumentar que uma moeda digital estatal, no entanto, cria valores econômicos tangíveis e ajuda a estabilizar a posição de mercado das moedas fiat.
“A natureza de uma moeda digital estatal é uma responsabilidade do governo emitida para o público”, disse ele. “E é apoiado pela credibilidade soberana”.
No entanto, a Yao adota uma abordagem diferente dos atuais projetos de criptomoedas, que são focados na tecnologia blockchain.
Citando o conceito de design da RSCoin do Banco da Inglaterra como um exemplo promissor, Yao argumentou que essa moeda digital estatal não deveria ser confinada pela ideologia da blockchain.
“RSCoin retrata um sistema que é controlado pelo banco central”, disse ele. “O papel dos bancos centrais pode não ser apenas decidir quanto fornecer, mas também projetar a regra do algoritmo de fornecimento”.