Imagem da matéria: Dificuldade da mineração do Bitcoin cai novamente; queda é de 7%
(Foto: Shutterstock)

A dificuldade da mineração do Bitcoin caiu mais 7% no último ajuste da rede. Esse é o terceiro ajuste seguido em que a dificuldade cai.

Na primeira queda, em 18 de novembro, a dificuldade diminuiu 7,3%, seguido por uma queda mais expressiva de 15,1% (a segunda maior da história), em 03 de dezembro.

Publicidade

Alinhado à queda no preço da criptomoeda, mineradores começaram a desligar suas máquinas pois mantê-las ligadas significava aumentar o prejuízo.

Como consequência da queda no poder de mineração, a dificuldade da rede é ajustada para baixo, tornando-se “mais fácil” minerar.

Resumindo, os mineradores produzem blocos de Bitcoin. Quando o hashrate aumenta, os blocos são encontrados mais rapidamente e vice-versa. Para manter um tempo de bloco constante de aproximadamente 10 minutos, o ativo digital ajusta automaticamente a dificuldade em intervalos de aproximadamente 14 dias.

De acordo com dados do Bitinfocharts, como o poder de mineração do Bitcoin Cash se manteve estável, é possível descartar a hipótese dos mineradores estarem trocando de cadeia atrás de mais lucro.

Publicidade

Em outras palavras, os mineradores que saem do bitcoin não estão mudando para outras criptomoedas, mas estão desligando suas máquinas e saindo do mercado.

Maiores quedas da dificuldade

De acordo com dados apresentados em um tweet pelo analista-chefe da XDEX, Fernando Ulrich, a maior queda de dificuldade aconteceu em 1º de novembro de 2011, quando a dificuldade caiu 18%, seguida pelos 15,1% do início deste mês.

2011-nov-01: -18.0%
2018-dec-03: -15.1%
2011-oct-16: -13.1%
2012-dec-27: -11.6%
2011-mar-26: -9,5%
2013-jan-26: -8.6%
2011-dec-01: -8.5%
2012-may-25: -9.2%
2010-may-20: -7.8%
2018-nov-18: -7.3%

Apesar da última queda não estar entre as maiores, o acumulado desde outubro já está em -35%.

Como o Bitcoin parece ter encontrado um novo fundo, por volta dos US$ 3.500, alinhado a três quedas seguidas de dificuldade, é esperado agora que os mineradores se ajustem e a dificuldade pare de cair.

Publicidade

No momento, ainda é cedo para dizer o que acontecerá, e uma alta significativa de preços pode mudar a situação da noite para o dia.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Moeda do Bitcoin envolta por raios (Lightning Network)

Lightning Labs está trazendo stablecoins para a blockchain do Bitcoin

“Ideia é ter dólares criptografados e stablecoins na blockchain do Bitcoin”, explicou Elizabeth Stark, CEO da Lightning Labs
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento