Imagem da matéria: Dia do Trader de Criptomoedas seria celebrado hoje em São Paulo; projeto que cria a data segue em tramitação
Foto: Shutterstock

Nesta terça-feira (23) seria comemorado Dia Municipal do Profissional de Trader e Operadores de Criptomoedas em São Paulo. Isso caso o PL 01-00747/2021, que institui a data, já tivesse sido aprovado pela Câmara Municipal da capital paulista.

O autor do texto é o vereador Alessandro Guedes (PT) e o PL já recebeu pareceres favoráveis das Comissão de Constituição e Justiça, Educação e Cultura e Finanças e Orçamento.

Publicidade

No dia 14 de abril, a Comissão de Educação da Câmara deu parecer favorável ao projeto dizendo que a “propositura deve prosperar”.

Já no dia 11 de agosto, a Comissão de Finanças e Orçamento deu parecer favorável e ressaltou que se a data criar uma despesa, terá que criar também a receita.

“Quanto ao aspecto financeiro, nada há a opor à propositura, visto que as despesas de sua execução serão cobertas por dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário”, disse a Comissão.

Agora o PL voltou para a Secretaria-Geral Parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo e aguarda a sequência da tramitação.

Publicidade

Vereador justifica projeto

Autor do texto, o vereador Alessandro Guedes (PT) justificou a escolha da data devido à fundação da ‘Bolsa Livre’ em 23 de agosto de 1890. Conforme descreveu em ofício de novembro do ano passado, a iniciativa do trader Emílio Rangel Pestana teria sido o embrião da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). 

“Já fiz um curso desse assunto, entretanto não me considero um investidor, sou mais um entusiasta”, disse ao Portal do Bitcoin em março, por meio de sua assessoria.

Quando perguntado sobre a criação do PL, o vereador afirmou que o crescimento do mercado de criptomoedas é uma das razões para que seja instituída a comemoração anual.

“Com o crescimento da sua relevância, cada vez mais as empresas têm se interessado por receber criptomoedas como forma de pagamento”, justifica o vereador.

Publicidade

Outro argumento de Guedes é que sua pauta fortalece a luta para buscar a inclusão da atividade de ‘trader’ à lista de profissões regulamentadas pelo Ministério do Trabalho. “Cada ano cresce mais a quantidade de pessoas físicas interessadas em aprender e atuar profissionalmente nesta área”, diz um trecho do documento. 

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase entra com recurso contra decisão em caso contra a SEC

Ao interpor o recurso, a Coinbase alega motivos substanciais para divergências de opinião, segundo disse o site The Block citando uma pessoa familiarizada com o caso
Moedas de ether

Mercados de empréstimos de Ethereum enfrentam liquidações massivas em abril

O volume de empréstimos em Ethereum (ETH) liquidados apenas nas duas primeiras…
o que é mineração de bitcoin

Nunca tantas pessoas pesquisaram sobre halving no Google quanto agora

Não só o halving, mas termos técnicos relacionados ao Bitcoin estão entrando na consciência pública mais do que nunca