A próxima grande atualização da blockchain Ethereum, Pectra, deve ser lançada em março deste ano. A informação foi revelada por um dos desenvolvedores chefe do projeto em uma live feita no canal oficial da rede no YouTube.
Os planos são que a Pectra chegue em fevereiro às redes de teste Sepolia e Holesky. Se a implementação da atualização ocorrer sem problemas nesses ambientes, então a blockchain principal irá receber as novas funcionalidades.
A atualização deve incorporar pelo menos 11 propostas (EIP) para aperfeiçoar o código da Ethereum Virtual Machine (EVM) tanto no nível de camada um, como nas redes de segunda camada.
A principal mudança está disposta na proposta EIP-7251, que irá permitir que validadores individuais de blocos possam colocar mais que os 32 ETH de máximo que são permitidos atualmente. O novo teto será de 2048 ETH, o que tem como objetivo reduzir a complexidade de validação de blocos no sistema.
Outra mudança importante é a prevista na EIP 7702, proposta pelo criador da blockchain Ethereum, Vitalik Buterin. Essa mudança irá permitir que endereços possam funcionar temporariamente, durante uma transação, como smart contract wallets. Após a negociação, a carteira volta a ser apenas um endereço da blockchain.
Essa mudança explora o conceito de account abstraction, que tem como objetivo de fazer operações de DeFi (finanças descentralizadas) da forma com menos atrito possível.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.