Imagem da matéria: Deputado do PSL quer tributar bitcoin e criptomoedas em PEC
Deputado Luciano Bivar, do PSL/PE (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

O deputado federal Luciano Bivar (PSL/PE) apresentou na segunda-feira (15) uma mudança em emenda à Constituição Federal que deve afetar futuramente a forma de tributação sobre as criptomoedas.

A proposta é uma modificação sugerida por Bivar no projeto de emenda à constituição (PEC) nº 045/2019, de autoria do deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP).

Publicidade

Bivar propõe à Câmara que se inclua um novo imposto que deve ser cobrado sobre qualquer movimentação de valores e de créditos e direitos de natureza financeira.

De acordo com a modificação proposta por Bivar, essa nova modalidade tributária deve ainda incidir também sobre essas operações fora do sistema financeiro.

Tributando criptomoedas

Na justificativa da proposta, o deputado afirma que hoje se vive num momento em que até a moeda já está desmaterializada e o modo de tributar tem de acompanhar esses avanços.

“Para uma reforma tributária, é importante que se tenha como premissa o fato de que vivemos em uma sociedade cada vez mais digitalizada, com milhões de transações sendo realizadas por minuto e que a própria moeda sofre desmaterialização”.

Publicidade

Ele cita que o surgimento da tecnologia Blockchain, do Bitcoin e da recente criptomoeda Libra faz com que “a tarefa de tributar torna-se um desafio hercúleo, especialmente diante da necessidade de posterior fiscalização e auditoria”.

“A tecnologia Blockchain tem indicado o futuro das relações monetárias. Trata-se de uma espécie de livro contábil que faz o registro de transações em ambiente virtual, tendo o Bitcoin como o seu maior expoente”.

O deputado aponta que hoje as ferramentas digitais que nasceram para a interação social “estão implementando soluções tecnológicas de pagamentos e transações financeiras virtuais, como a criptomoeda Libra anunciada recentemente pelo Facebook”.

Na sua visão, essas inovações podem trazer o risco na arrecadação do Estado, uma vez que elas podem ser usadas como táticas de evasão de capitais.

Publicidade

“As consequências práticas são táticas de evasão e outras soluções tributárias, o que pode erodir a arrecadação do Estado.”

O projeto apresentado pelo Rossi trazia como ementa apenas: “alterar o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências”, caso a proposta de Bivar passe na câmara a redação da PEC 045/2019 da ementa passará a ser:

“Cria o imposto federal sobre movimentação ou transmissão de valores e de créditos e direitos de natureza financeira”.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: EUA não têm autoridade para processar trades DeFi, diz advogado do hacker da Mango Markets

EUA não têm autoridade para processar trades DeFi, diz advogado do hacker da Mango Markets

Avraham Eisenberg é o trader cripto acusado de drenar mais de US$ 100 milhões da plataforma de negociação Mango Markets
Imagem da matéria: Toncoin (TON) valoriza  40% na semana e ameaça ultrapassar Dogecoin

Toncoin (TON) valoriza 40% na semana e ameaça ultrapassar Dogecoin

Uma possível IPO do Telegram contribuiu para o recente aumento no preço do TON, fortalecendo sua posição entre os maiores tokens do mercado
Imagem da matéria: Runes vai ajudar o Bitcoin a competir com Ethereum e Solana, diz Franklin Templeton

Runes vai ajudar o Bitcoin a competir com Ethereum e Solana, diz Franklin Templeton

Segundo a empresa de investimentos, o Runes tem o potencial de ajudar o ecossistema Bitcoin como um todo a competir com o Ethereum e a Solana
Imagem da matéria: Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Golpistas estão se aproveitando da pré-vendas de tokens na rede Solana para enganarem usuários em plataformas como Telegram